Natação

Sistema inovador permite seguir todos os movimentos dos atletas durante o salto e a progressão na água (Foto: Arquivo)

Não é um cinema subaquático mas pouco falta. No papel principal estão alguns dos melhores nadadores portugueses da atualidade. Na realização, vários investigadores nacionais e internacionais de renome mundial recorrem a 24 câmaras (12 dentro de água e 12 fora de água) para seguir com rigor milimétrico os movimentos dos atletas durante o salto e a progressão na água. Por estes dias, este é apenas parte do cenário que se pode encontrar na piscina da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), transformada num melhores laboratórios do mundo para o estudo da natação no âmbito de um projeto liderado pelo Laboratório de Biomecânica do Porto (LABIOMEP), em colaboração com a QUALISYS, empresa sueca dedicada à cinemetria.

Os estudos em curso abarcam as áreas da fisiologia e da biomecânica (biofísica) e têm como pretexto a recolha de dados para seis doutoramentos, para projetos de colaboração internacional e para comparação do sistema da Qualisys com o sistema de câmaras tradicional. “Por exemplo, estamos a estudar as partidas e as viragens na natação de forma a otimizar a técnica de nadadores e melhorar a performance. Também estamos a estudar diferentes estratégias de ensino das técnicas de viragem, para entender qual a que melhor se aplica a nadadores”, desvenda Susana Soares professora de natação da FADEUP.

Para além do sistema de cinemetria duplo meio que acompanha os atletas “braçada a braçada”, o “novo” laboratório temporário da FADEUP está equipado com um bloco de partida completamente instrumentado que permite a medição 3D em todos os pontos de contacto do nadador com o bloco. Este equipamento foi projetado e construído no LABIOMEP e aguarda resposta a um pedido de patente já enviado para a UPIN [Universidade do Porto Inovação]”, explica Mário Vaz, investigador do LABIOMEP e um dos responsáveis pelo estudo.

A primeira fase de recolhas de dados decorreu entre os dias 15 e 28 de setembro e envolveu investigadores da U.Porto e de instituições da Bélgica, Espanha e Brasil, aos quais se juntaram nadadores do Leixões Sport Club, Clube de Natação de Valongo e estudantes polacos, espanhóis e japoneses que vieram colaborar com o projeto. A segunda fase do projeto estende-se até finais e outubro e inclui sessões de recolha de dados aos fins-de-semana.

Mas se é na piscina da FADEUP que os investigadores procuram as respostas para desafiar os limites do corpo humano, fora dela também não faltarão oportunidades para discutir o trabalho que vem sendo feito. É esse o propósito do Qualisys Biomechanical Swim Analysis Workshop um evento internacional que, nos dias 3 e 4 de outubro, vai levar ao LABIOMEP (sediado na FADEUP) discussão acerca das novas soluções para captura automática de movimento em duplo meio (ar/água).

Promovido pela FADEUP, pelo LABIOMEP, pelo Centro de Investigação, Formação, Intervenção e Inovação em Desporto  (CIFI2D) e pela Qualisys Motion Capture Systems, o workshop vai ser orientado por João Paulo Vilas-Boas (diretor do LABIOMEP) e conduzido com o apoio de Mats Kanarbik e Frida Bakkman, da Qualysis, e de Gunnar Westman, da Universidade de Tecnologia de Chalmers (Suécia). As inscrições são livres, mas limitadas, e devem ser realizadas através do e-mail [email protected].

Ainda no âmbito dos projetos em curso, a FADEUP e o LABIOMEP, em colaboração com a Federação Portuguesa de Natação (FPN), a Associação Portuguesa de Técnicos de Natação (APTN) e a Qualisys, Motion Capture Systems, organizam no dia 4 de outubro, um Seminário Internacional subordinado ao tema “Avaliação Biofísica e otimização do treino de nadadores de elite”. O seminário vai reunir experts e utilizadores de quase todos os equipamentos envolvidos nas presentes recolhas de dados (Qualysis, Câmaras, eletromiógrafos, células de carga, velocímetros, oxímetros,…).

Para além da discussão sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido, o programa do seminário inclui uma homenagem a Ulrik Persyn (Professor Catedrático Jubilado da KULeuven, Bélgica), personalidade incontornável das ciências do desporto e da biomecânica da natação à escala global, e pilar fundamental para o desenvolvimento científico da FADEUP (0nde lecionou durante 14 anos, em finais da década 80 e início da década de 90) naquela área do conhecimento.

Os pedidos de informação e de inscrição relativos ao seminário devem ser dirigidos para [email protected].