Susana Silva e Manuel Filipe Costa (Presidente da SPOF)

Susana Silva e Manuel Filipe Costa (Presidente da SPOF)

Investigadora do INESC TEC há quase uma década, Susana Silva acaba de ser distinguida pela Sociedade Portuguesa de Óptica e Fotónica (SPOF) pela Tese de Doutoramento em Física da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), concluída em 2013. Susana Silva conquistou o Prémio SPOF para a melhor tese de Doutoramento, o qual lhe foi entregue no âmbito da conferência AOP 2014 – Applications of Optics and Photonics, no passado mês de maio. No seu trabalho de Doutoramento, a investigadora do INESC TEC apresentou novas configurações de sensores em fibras óticas especiais para medição de índice de refração e para aplicação na deteção de gases.

Susana Silva defende um papel mais interventivo da U.Porto na inserção dos seus recém-licenciados no mercado de trabalho e propõe a divulgação da investigação da Universidade através de vídeos promocionais. Nos tempos livres, a investigadora aproveita para passear no Jardim Botânico e, na hora da refeição, não resiste à açorda de marisco d’“A Margarida” (Matosinhos).

Naturalidade?

Porto (Sto. Ildefonso).

De que mais gosta na Universidade do Porto?

O que mais gosto na U.Porto é o seu reconhecimento internacional em termos de ensino superior e investigação científica.

De que menos gosta na Universidade do Porto?

Da distância entre os Polos Universitários do Campo Alegre e Asprela; e também dos sistemas de informação (web), do posto de vista funcional.

Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?

Envolvimento ativo da U.Porto na colocação de recém-formados no mercado de trabalho, através da criação de mecanismos básicos de integração nacionais e/ou internacionais.

Como prefere passar os tempos livres?

Com o meu filho André, sempre.

Uma viagem de sonho (realizada ou por realizar)?

Em 2012 tive a oportunidade de realizar uma das minhas viagens de sonho: ir à China. Visitei a Grande Muralha, a Cidade Proibida e muito outros locais maravilhosos. Foi uma viagem única e memorável.

Um livro preferido?

“Nunca te Distraias da Vida” de Manuel Forjaz.

Um disco preferido?

Ludovico Einaudi – Royal Albert Hall Concert

Um prato preferido?

Açorda de Marisco no Restaurante “A Margarida”, em Matosinhos.

Um filme preferido?

“The Straight Story” de David Lynch.

Uma inspiração?

O meu filho André.

Um objetivo na vida?

Ser feliz.

Uma ideia para promover a investigação da U.Porto.

Penso que seria interessante fazer pequenos vídeos promocionais sobre investigação na U.Porto e divulgá-los online. Do ponto de vista internacional, fazer a divulgação de artigos científicos pela U.Porto online no formato “Press release”.