Pedro Fraga e Nuno Mendes sagraram-se em 2012 vice-campeões europeus de Remo.

Aos 29 anos, Pedro Diogo Fraga é já um dos nomes maiores do desporto em Portugal. A par de Nuno Mendes, forma a dupla de “ouro” do Remo nacional que, em 2012, conquistou o título de vice-campeão europeu em double scull ligeiros e um brilhante quinto lugar nos Jogos Olímpicos de Londres. Pelo meio, mostra o que vale como estudante de mestrado em treino de alto rendimento desportivo da Faculdade de Desporto da U.Porto (FADEUP).

Com um palmarés nacional e internacional invejável, Pedro Fraga e Nuno Mendes – também ele antigo estudante da FADEUP – dominam o Remo em Portugal desde 2002, ano em que conquistaram o primeiro dos seus 11 títulos nacionais consecutivos. No currículo, a dupla conta também com os títulos de vice-campeões do mundo sub-23 em 2004 e 2005, medalhas de prata (2012 e 2012) e de bronze nos europeus, o sexto lugar no Mundial de 2010 e o oitavo lugar nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. Em 2012, estiveram entre os nomeados para melhor equipa do ano na 17ª Gala do Desporto da Confederação de Desporto de Portugal.

Natural do Porto e a representar atualmente o Sporting Clube Portugal, Pedro Fraga  diz estar “dedicado a 100% ao treino de remo”. O sonho passa pela conquista de uma medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

 De que mais gosta na Universidade do Porto?

Gosto especialmente da Faculdade de Desporto, de forma suspeita é claro…

 De que menos gosta na Universidade do Porto?

Penso que o afastamento físico entre alguns dos pólos/faculdades não permite a interação entre as diversas áreas científicas da universidade.

Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?

No meu ponto de vista, direcionado para a área desportiva, o que melhorava seria a interação com as diferentes modalidades desportivas da cidade, desenvolvendo estudos e parcerias de forma a desenvolver o desporto nos clubes e a atividade física na sociedade (nutrição, psicologia, biomecânica).

Como prefere passar os tempos livres?

Com os amigos, a viajar, cozinhar…

Um livro preferido?

Metamorfose, de Franz Kafka

Um disco/músico preferido?

Moby

Um prato preferido?

Cozinha italiana – Pastas, Pizza

Um filme preferido?

Seven

Uma viagem de sonho (realizada ou por realizar)?

Já fui da China até à Nova Zelândia, passando por Nova Iorque… Todas as viagens são divertidas, no entanto, um sonho que tinha era de subir o Evereste.

Um objetivo de vida?

Desafios sempre…

Uma inspiração?

Todos os que nunca desistem e lutam pelos seus sonhos.

 O título de sonho?

Campeão Olímpico.

Um desejo para o Remo português?

Criar condições no futuro para mais atletas alcançarem o que nós já conseguimos…