Patrícia Resende (Pessoa)Quando questionada sobre o grande objetivo da sua vida, Patrícia Resende diz com humildade que só quer “ser bem sucedida”. Aos 18 anos, esta futura arquiteta não poderia estar mais bem lançada. Atleta de topo, ou não tivesse os genes de um dos melhores andebolistas portugueses de todos os tempos, acaba de ingressar na Faculdade de Arquitetura da Universidade Porto (FAUP) com uma redonda média de 20 valores (200 pontos), que lhe vale um lugar especial entre os mais de 4 mil novos estudantes da U.Porto.

Ponha de parte os estereótipos da marrona de óculos de garrafão ou da atleta desmiolada. Até porque ambos são contrariados por esta apaixonada por reabilitação urbana que descobriu “desde pequenina” que queria ser arquiteta. Encontrada a vocação, capitalizou-a no curso de Desenhador de Projetos de Arquitetura e Engenharia do Colégio de Gaia, que viria a concluir com a nota máxima. A dedicação, determinação e “principalmente o facto de poder ingressar no melhor curso de arquitetura a nível nacional” fizeram o resto.

Mas nem só estiradores e blocos de desenho se faz a vida de Patrícia. Por entre os livros e as saídas com os amigos e o namorado, encontra ainda espaço para o andebol de alto rendimento, à imagem do pai – Carlos Resende -, para muitos o melhor andebolista português de sempre e também ele antigo estudante da U.Porto. Atleta do Colégio de Gaia, representou Portugal no Mundial de andebol feminino Sub-20 em 2014 (Croácia). Conquistas  que esta “rapariga normal” vai procurar manter, agora com a camisola da Universidade do Porto.

Naturalidade?

Maia.

Idade?

18 anos.

– O que a atraiu na Universidade do Porto?

Principalmente o facto de poder ingressar no melhor curso de arquitetura a nível nacional!

– Qual a primeira impressão da Universidade do Porto?

Para já estou a adorar a experiência!

– Quais as expectativas para os anos de formação que a esperam na Universidade do Porto?

Esta nova fase, vai – obviamente – trazer os seus momentos difíceis e os seus momentos melhores, mas vai ser uma experiência que valerá, sem dúvida, o esforço.

– Como prefere passar os tempos livres?

Ler, ver televisão, passear com os meus amigos ou com o meu namorado…

– Um livro preferido?

“Safe Haven”, de Nicholas Sparks.

– Um músico preferido?

Ed Sheeran.

– Um prato preferido?

Picanha com batatas fritas.

– Um filme preferido?

The Best of Me (2014).

– Uma viagem de sonho (realizada ou por realizar)?

Visitar o Reino Unido.

– Um objetivo de vida?

Ser bem sucedida.

– Uma inspiração? (pessoa, livro, situação?)

“Começar de Novo”, de Nora Roberts. Em bastantes partes deste livro são relatadas as obras de reabilitação que a personagem principal faz na casa que compra… Era uma parte do livro que me interessava bastante!

– Um conselho aos novos estudantes da Universidade do Porto?

Muita sorte para esta nova etapa! Mantenham-se concentrados nos vossos objetivos e trabalhem sempre para os atingir.