João Côrte-Real troca os relvados do CDUP Rugby pela Nova Zelândia.

João Vasco Côrte-Real integrou as equipas da U.Porto que se sagraram campeãs nacionais universitárias de Rugby 7 e Rugby de Praia. (Foto: CDUP-UP)

Aos 22 anos, João Vasco Côrte-Real está a viver o sonho de qualquer jogador de Rugby. Recém-licenciado em Ciências do Meio Aquático pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, o pilar e até agora capitão do CDUP Rugby rumou à Nova Zelândia para se tornar o primeiro português a jogar uma temporada no país dos All Blacks.

Com o diploma ainda fresco na mão, João decidiu dedicar um ano sabático ao Rugby, desporto que abraça desde os 12 anos. Um desafio que o leva a viajar até à terra do Rugby, mais propriamente à cidade de Christchurch, casa dos Sumner RC, onde espera viver “uma experiência boa para melhorar o meu rugby mas também como pessoa!”.

João Côrte-Real estreou-se este ano na Seleção Nacional senior mas conta já com um vasto palmarés desportivo. Ainda estudante, e entre as aulas, os exames e os  treinos, sagrou-se bicampeão nacional de sub-23 nas épocas 2013/2014 e 2014/2015, pelo Centro Desportivo Universitário do Porto (CDUP), clube pelo qual conquistou também o título de campeão nacional sub-21 na época 2012/2013. Pelo meio, participou em 2013 no Junior World Rugby Trophy no Chile, o Campeonato do Mundo sub-20 B.

Com as cores da U.Porto, João integrou a equipa de Rugby de 7 da Universidade do Porto em 2012 sendo, atualmente, detentor dos títulos nacionais universitários de Rugby 7  e de Rugby de Praia.

Idade?

22 anos.

Naturalidade?

Leça da Palmeira, Porto.

– De que mais gosta na Universidade do Porto?

O ambiente.

– De que menos gosta na Universidade do Porto?

Das burocracias. Odeio tratar de papeladas.

– Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?

Melhorar a relação (comunicação) entre professores e estudantes. No curso de CMA não tive nenhum problema deste tipo mas acho que na em geral é um ponto a ser melhorado.

– Como prefere passar os tempos livres?

Com os meus amigos.

– Um disco/músico preferido?

Pedro Abrunhosa.

– Um prato preferido?

Arroz de polvo.

– Um filme preferido?

Vários: O Padrinho – Parte I (a primeira cena das melhores da história do cinema), O Padrinho – Parte  II  e O Senhor dos Anéis.

– Uma viagem de sonho?

Não tenho uma viagem de sonho. Mas tenho o sonho de visitar todos os cantos do mundo

– Um objetivo de vida?

Ser cada vez melhor.

– Uma inspiração?

Joaquim Ferreira  ( ex jogador do CDUP e da selecção nacional )

– O projeto da sua vida…

Família.

– Um desejo para o Rugby em Portugal?

Crescimento.