joaolima

João Lima (Foto: DR)

Chama-se João Lima, é estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) e, aos 22 anos, tornou-se conhecido um pouco por todo o mundo depois de ter conquistado o 1º lugar da App Store, na categoria de aplicações para iPad.

eQubes. Assim se chama a aplicação que levou este apaixonado por tecnologia, rap e salmão assado ao top da famosa loja da Apple . Trata-se de um jogo de raciocínio matemático inspirado em equações e cubos, pensado para os utilizadores que gostem de quebra-cabeças. Através da aplicação, os utilizadores são desafiados a treinar o cérebro através de equações com tempo limite para serem resolvidas.

O projeto surgiu em parceria com a BloomIdea e, em conjunto, estão já a trabalhar na evolução do jogo e na criação de níveis de dificuldade maiores.

– De que mais gosta na Universidade do Porto?

Os horizontes infindáveis de possibilidades que oferece aos alunos. Pelo menos na minha faculdade encontramos um espaço onde não só temos excelentes condições para completar um curso como nos deparamos com uma série de formação extra em atividades extra-curriculares.

– De que menos gosta na Universidade do Porto?

Honestamente não consigo responder a esta pergunta.

– Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?

Não há nada que mudasse na universidade, talvez gostasse apenas de ver como “nos filmes” um campus gigante só de universitários com as várias faculdades, mas uma universidade misturada com uma cidade como o Porto é ótimo!

– Como prefere passar os tempos livres?

Com a namorada, amigos, num café, num passeio, numas férias a descobrir o Mundo, numa tarde divertida, etc.

– Um livro preferido?

Nunca fui muito atraído por livros, mais pela tecnologia, pelo que a minha leitura é mais na Internet, desde blogues a crónicas: sigo-as num telemóvel ou computador.

– Um disco/artista preferido?

Gosto de todos os géneros em geral, rap e hip hop, no carro ou numa saída à noite também gosto muito de ouvir música eletrónica mas, na verdade, ouço também muito música dos anos 80 e 90 porque sempre foi a música que ouvia no carro com os meus pais em criança.

– Um prato preferido?

Adoro comer, ao contrário dos tempos de miúdo em que não “gostava” de nada. Salmão com batata assada é um dos meus pratos favoritos.

– Um filme preferido?

Gosto de um bom filme de suspense, que nos deixe a pensar. Ação e terror também são géneros que me cativam e uma boa comédia de vez em quando para desenjoar! A escolher um, escolheria “A Origem”.

– Uma inspiração?

Os meus desejos, os meus sonhos e as minhas ambições são o que me inspiram no dia a dia.

– Viagem de Sonho?

Talvez o Dubai, mas quero conhecer os mais variados sítios, as diferentes culturas e tradições e as paisagens que o mundo tem para nos oferecer

– Uma citação?

Se pudesse falar comigo há uns anos, sabendo o que sei hoje, diria para começar de imediato a fazer dos sonhos realidade!