Com apenas 20 anos, Isabel Vieira é a prova de que beleza e cérebro podem coincidir, desafiando clichés e lugares comuns. Estudante do 3.º ano do curso de Ciências da Nutrição da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), acumulou os títulos de Miss Paz e Miss Amizade na final do World Miss University 2014 (WMU’14), um concurso internacional de beleza  que se disputou em Seul, na Coreia do Sul.

Foi no ano letivo 2011-2012 que esta portuense de gema chegou à FCNAUP, escola que desde cedo elegeu “como primeira opção”. E logo fez por se tornar “Um cidadão exemplar”, título do livro favorito, que Isabel faz  por merecer através de uma intensa atividade académica e associativa. Membro das várias Comissões do Curso desde o primeiro ano, integra atualmente a AEFCNAUP, tendo ainda alinhado na Tuna feminina da FCNAUP.

Mas como nasce afinal uma miss nutricionista? “Depois de ter participado no Miss República Portuguesa 2013 [onde foi eleita Miss Popularidade], o Presidente do concurso convidou-me para participar no World Miss University”, recorda Isabel Vieira. Agendada inicialmente para novembro de 2013, a competição, que reuniu mais 40 candidatas de diferentes países, foi adiada devido ao supertufão Haiyan.  No final, os ventor acabaram  por correr a favor da estudante. “Por ser o meu primeiro concurso internacional, não sabia bem o que me esperava. Agora, não tenho palavras para explicar o quão gratificante foi esta experiência. Conheci pessoas fantásticas, que me custou muito deixar, uma cultura muito rica, momentos que nunca irei esquecer”. A experiência vai contudo prolongar-se para a nova Embaixadora da Paz: “Terei a oportunidade de fazer voluntariado pelo Mundo em casos de catástrofes naturais, países em conflito, crises sociais e económicas (…) e, de alguma maneira, ajudar quem mais precisa”.

Naturalidade?

Porto, freguesia da Vitória.

Idade?

20 anos.

De que mais gosta na Universidade do Porto?

O espírito académico e a qualidade de ensino.

De que menos gosta na Universidade do Porto?

A inexistência de instalações próprias da FCNAUP.

– Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?

Haver um maior apoio a nível de rampas de lançamento para o mercado de trabalho.

– Como prefere passar os tempos livres?

Fazer desporto, lazer com os amigos, ler um bom livro.

– Um livro preferido?

“O Sétimo Selo”, de José Rodrigues dos Santos.

– Um disco/músico preferido?

Natiruts.

– Um prato preferido?

Sushi.

– Um filme preferido?

“Um cidadão exemplar” (2009), de F. Gary Gray

– Uma viagem de sonho (realizada ou por realizar)?

Acabei de concretizar uma das minhas viagens de sonho: 12 dias pela Coreia do Sul. Mas sem dúvida que gostaria de voltar à Ásia.

– Um objetivo de vida?

Poder dar o meu contributo na área da Nutrição a nível de inovação e promover a qualidade de vida da população.

– Uma inspiração?

O facto de ter sido atleta ao longo de vários anos ensinou-me que tenho de lutar e acreditar em mim para alcançar os meus objetivos e sonhos. Se não tivesse tantos anos de treino desportivo, talvez não me tivesse tornado na pessoa que sou hoje.

– Um desafio que gostasse de abraçar enquanto Miss Paz / World Miss University?

Com a minha participação no World Miss University passei a ser Embaixadora da Paz, portanto terei a oportunidade de fazer voluntariado pelo Mundo em casos de catástrofes naturais, países em conflito, crises sociais e económicas. Sem dúvida que com este título pretendo abranger estas áreas e, de alguma maneira, ajudar quem mais precisa.