Aos 26 anos, Ana Margarida Lopes acumula cerca de uma dezena de medalhas nas principais provas nacionais universitárias de atletismo, “ao serviço” da Universidade do Porto. Mas nem só de desporto se faz a vida desta nutricionista, atleta e estudante, recentemente consagrada como campeã nacional universitária de Corta Mato.

Habituada a “correr” entre as pistas e as salas da Universidade, Ana concilia a sua carreira profissional com o desporto da melhor forma que consegue. “Conseguimos conciliar tudo desde que as nossas prioridades estejam bem definidas, aliada a uma boa capacidade de organização. Ainda há espaço para a família, e para os amigos também, mas confesso que não tanto quanto desejaria.”.

Ana Margarida Lopes iniciou o seu percurso académico em 2010, na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto (FCNAUP). Ao longo da  licenciatura distinguiu-se pelos méritos académicos, mas também pela ligação ao associativismo, tendo pertencido à Associação de Estudantes da FCNAUP (2012/2013 e 2013/2014), ao Conselho Pedagógico da FCNAUP (2012-2014) e à Associação Nacional de Estudantes de Nutrição (2012-2014).

Foi ainda enquanto estudante de Ciências da Nutrição que começou a representar a U.Porto no desporto universitário. E nunca mais parou. Com as cores da Universidade acumula hoje  um vasto palmarés de medalhas, entre as quais os títulos de campeã nacional universitária de Corta-mato (2018), Estrada (2017) e 3000m no Nacional Universitário d eAtletismo em Pista Coberta (2017). Pelo seu clube, GRECAS Vagos, alcançou o 9.º lugar na última edição do Nacional de Corta-Mato Curto, em Açoteias (2018), contribuindo para o 3º lugar do pódio do seu clube.

Foi, de resto, a paixão pelo desporto que a levou a regressar à U.Porto em 2015, para ingressar no Mestrado em Treino de Alto Rendimento Desportivo na Faculdade de Desporto (FADEUP). A frequentar o 2.º ano do curso, espera “aumentar os meus conhecimentos e desta forma ser melhor profissional na área da nutrição desportiva”.

Apesar do pouco tempo que sobra entre os treinos e os estudos, Ana já exerce a profissão de nutricionista, em part-time, e desenvolve o site NutriTraining, “embora a um ritmo muito lento, devido à falta de tempo”, confessa.

Naturalidade? Resende.
Idade? 26 anos.

De que mais gosta na Universidade do Porto?

Da inter-relação que existe entre faculdades, professores e estudantes.

De que menos gosta na Universidade do Porto?

O ponto menos positivo que encontro é o tempo moroso até a FCNAUP ter instalações próprias.

Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?

Apoiar e dar ferramentas para que os recém-formados procurem o primeiro emprego e que este seja digno, justo e motivador.

Como prefere passar os tempos livres?

Com a família ou a ler.

Um livro preferido?

A vida num sopro, de José Rodrigues dos Santos.

Um disco/músico preferido?

Coldplay.

Um prato preferido?

Adoro marisco! Arroz de marisco, açorda de marisco, …

Um filme preferido?

Amigos improváveis, de Olivier Nakache e Éric Toledano.

Uma viagem de sonho?

Austrália.

Um objetivo de vida?

Contribuir para a melhoria do rendimento desportivo dos atletas e para o aumento do conhecimento na área da nutrição no desporto.

Uma inspiração?

Os meus pais, por lutarem sempre e por me transmitirem os melhores valores. O que sou hoje devo a eles!

O projeto da sua vida…

Cuidar dos meus (família), construir família e superar-me a cada dia.

Um desejo para o Atletismo?

Que sejam criadas mais e melhores instalações para a prática desta modalidade. Este ano, por exemplo, apenas tivemos a pista coberta de Pombal para realizar todas as competições Nacionais.