embaixadora uporto alumniAna Filipa Linhas estava destinada a enveredar pela área do Direito. Filha de pai jurista, não hesitou em escolher a Faculdade de Direito da U.Porto para se licenciar e juntar-se à irmã mais velha, que também já tinha tomado a mesma opção anos antes. Esta advogada, natural de São Cosme, Gondomar, apesar de nunca ter realizado o famoso programa Erasmus, sempre considerou que “o contacto com outras culturas e a possibilidade de nos desafiarmos constantemente” é uma grande vantagem para o mundo profissional. Assim, após terminar o seu curso na Faculdade de Direito da U.Porto, em 2008, não hesitou em emigrar para a Suíça na procura de novos desafios e oportunidades.

A sua perseverança e poder de adaptação levaram-na a “viver experiências desafiantes e enriquecedoras” no Alto Comissariado para os Refugiados, na Missão Permanente de Portugal junto das Nações Unidas e na Comissão Internacional de Juristas. Atualmente com escritório próprio em Genebra, Ana Filipa Linhas desenvolve o seu trabalho entre a Suíça e Portugal, movimentando-se na área do Direito “junto da comunidade portuguesa que apresenta um potencial de crescimento enorme”, segundo a própria.

alumni uporto embaixadores

Ana Linhas foi a anfitriã do 1º Encontro ALUMNI U.Porto na Suíça.

Foi também este espírito que a motivou a tornar-se Embaixadora ALUMNI U.Porto e colaborar na estratégia de internacionalização e aproximação aos antigos estudantes, definida pela U.Porto. Foi nessa qualidade que foi a anfitriã do 1º Encontro ALUMNI U.Porto na Suíça, evento que, no passado dia 30 de janeiro, juntou em Genebra cerca de cinco dezenas de antigos estudantes da U.Porto, vindos não só de Genebra, mas também de cidades como Zurique, Berna, Basileia e Lausanne.

O orgulho em “pertencer à Universidade do Porto”, o prazer em ajudar os futuros estudantes que vão emigrar ou a simples partilha de experiências internacionais vão ser alguns dos motivos para a realização de eventos futuros, algo para o qual a Embaixadora ALUMNI U.Porto em Genebra deixou a porta aberta.

Idade?

29 anos.

– De que mais gosta na Universidade do Porto?

A qualidade e a exigência do ensino, o que faz da Universidade uma instituição de referência em Portugal e em todo o Mundo.

– De que menos gosta na Universidade do Porto?

A falta de uma vertente internacional nos programas lecionados.

– Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?

Alteração dos programas letivos, com integração de disciplinas opcionais mais direcionadas para o mercado internacional e lecionadas em inglês ou francês.

– Como prefere passar os tempos livres?

Com as pessoas de que gosto, a fazer desporto ou a ver séries.

– Um livro preferido?

Gosto muito de ler, mas não tenho nenhum em particular.

 – Um disco/músico preferido?

Beyoncé.

– Um prato preferido?

Pizza.

– Um filme preferido? 

A vida é bela, de Roberto Benigni.

– Uma viagem de sonho (realizada ou por realizar)? 

Ao Mundo (por realizar).

– Um objetivo de vida?

Contribuir para melhorar, para fazer diferença pela positiva.

– Uma inspiração? (pessoa, livro, situação…)

Todos aqueles que lutam acima das suas forças.

 – O projeto da sua vida…

Ser aquilo que eu quiser ser!

– Uma ideia para promover uma maior ligação entre a Universidade e os seus Alumni?

Criação de projetos de investigação e/ou parcerias entre a universidade e os alumni, com o objetivo de estabelecer uma ponte de partilha de experiências e conhecimentos.