“Pesos e Porções de Alimentos” será lançado no dia 3 de fevereiro, no edifício da Reitoria da U.Porto.

“Pesos e Porções de Alimentos” será a próxima obra com a chancela da U.Porto Edições, cujo lançamento público irá ocorrer no próximo dia 3 de fevereiro, às 18 horas, na Biblioteca do Fundo Antigo da Reitoria da Universidade do Porto.

Da autoria de cinco investigadoras da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) – Ana Goios, Margarida Liz Martins, Ana Carolina Oliveira, Cláudia Afonso e Teresa Amaral – o livro é um manual detalhado de pesos e porções de todos os géneros alimentícios, nacionais e importados, disponíveis no mercado no norte de Portugal.

Como referem as autoras na introdução da obra, “uma quantificação correta do tamanho da porção de cada alimento consumido é essencial para o conhecimento da ingestão alimentar e respetivo aporte nutricional de cada individuo”. Trata-se, assim, de um manual desenvolvido com o objetivo de facilitar a quantificação de alimentos, fornecendo uma alternativa atualizada, rápida e viável à pesagem de uma grande variedade de porções de alimentos.

De acordo com Pedro Graça, Professor Catedrático da FCNAUP que assina o prefácio, “o potencial de utilização deste livro é imenso, sendo desde logo absolutamente essencial ao trabalho experimental, à compreensão e interpretação epidemiológica, de todos os profissionais preocupados com a alimentação e nutrição humana”.

Sendo esta uma segunda edição, esta obra vem atualizar a informação recolhida na primeira edição de “Pesos e Porções de Alimentos” para além de incluir informação sobre novos alimentos e novos grupos de alimentos.

A apresentação a obra de estará a cargo de Vítor Hugo Teixeira, professor da FCNAUP, numa sessão que contará com a presença das cinco autoras e da Vice-Reitora da U.Porto para as Relações Externas e Cultura, Fátima Marinho.