Laborinho Lúcio e João Costa Pinto

Álvaro Laborinho Lúcio e João Costa Pinto vão estar na U.Porto a 15 de outubro. (Fotos: DR)

O Juiz Conselheiro jubilado Álvaro Laborinho Lúcio e o Presidente do Conselho de Auditoria do Banco de Portugal, João Costa Pinto, vão estar no próximo dia 15 de outubro na Universidade do Porto, na qualidade de oradores convidados das sessões de Abertura do Ano Letivo  no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e na Faculdade de Economia (FEP), respetivamente.

A cerimónia de Abertura do Ano Letivo 2015/2016 do ICBAS tem início às 10h00, no Salão Nobre do ICBAS/FFUP. Para além da palestra de Laborinho Lúcio, intitulada “A ética e o tempo, os valores e o poder”, serão ainda assinalados os 40 anos sobre a tomada de posse da Comissão Instaladora do Instituto, na qual se reuniam nomes como os do então Reitor da U.Porto Ruy Luís Gomes, Corino de Andrade ou Nuno Grande.

Neste dia será ainda inaugurada na Biblioteca ICBAS/FFUP a exposição “40 anos – 40 artigos” onde se mostrará o que de mais relevante se tem feito nestes quarenta anos em termos de investigação científica, usando para isso os artigos mais citados na Web of Science Core Collection, em cada um dos anos de existência do ICBAS:

Já a Sessão de Abertura do Ano Letivo da FEP começa às 17h00, com as intervenções do diretor da faculdade, José Varejão, e do Presidente da AEFEP, Tiago Miranda.

O programa inclui ainda a entrega do Prémio Carreira FEP 2014 e a conferência de João Costa Pinto, subordinada ao tema “O Financiamento da Economia Portuguesa”.

Ambas as sessões são abertas ao público, mediante inscrição prévia.