A semana do emprego da FDUP tem como finalidade estreitar os laços e aproximar as empresas e potenciais empregadores aos estudantes e graduados da FDUP.

De 15 a 19 de abril, a Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP) recebe a décima edição da Semana de Emprego, um certame que abordará transversalmente o tema da empregabilidadee nas áreas do Direito e da Criminologia, atendendo aos desafios colocados pela entrada no mercado de trabalho na conjuntura atual.

Funcionando como uma plataforma de encontro entre estudantes e alumni com o mercado de trabalho, a Semana de Emprego promove várias conferências e workshops sobre os percursos de empregabilidade das formações que oferece, organizando também sessões de contacto com potenciais empregadores.

No primeiro dia desta iniciativa, 15 de abril, o Salão Nobre da FDUP recebe duas sessões: a primeira (14h45) dá a conhecer vários alumni e, através dos seus testemunhos, os “percursos de empregabilidade do Direito”. Desde a carreira académica à carreira política, são dez antigos estudantes que partilham o seu percurso e experiências no mercado de trabalho. Pelas 17 horas, conhece-se o “reverso da medalha” com uma sessão em que os potenciais empregadores tomam a palavra e dão a sua perspetiva sobre candidaturas e como potenciá-las.

No dia 16 de abril, o átrio da Faculdade  recebe vários stands de empresas e as duas sessões do dia (10 horas e 14h30) discutem a prática do direito “out of the box” (com a presença de empresas como a SONAE ou a Ernst&Young) e a advocacia. O terceiro dia desta Semana de Emprego é dedicado ao tema do empreendedorismo, com a realização de uma sessão (pelas 14h30, no Salão Nobre da FDUP) em que o Clube de Empreendedorismo da U.Porto (CEdUP) e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) são os principais convidados.

As atividades dos dias 18 e 19 de abril estão reservadas para as saídas profissionais em Criminologia. No dia 18, a sala 229 recebe os “Percursos de Empregabilidade em Criminologia”, convidando alumni a partilhar a sua experiência no mercado de trabalho com os estudantes. No último dia, 19 de abril, a Polícia Judiciária e o Instituto Português de Reinserção Social são as entidades em destaque na apresentação de potenciais empregadores para os estudantes de Criminologia.

O programa completo e todas as atualizações estão disponíveis na página Facebook da X Semana de Emprego da FDUP.