(foto: D.R.)

Pedro Guedes de Oliveira desenvolveu uma carreira de intensa dedicação ao ensino, investigação e à U.Porto (foto: D.R.)

Pedro Guedes de Oliveira, professor catedrático do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), vai proferir a sua última aula no próximo dia 29 de junho, às 16h30, no Auditório da FEUP. Com um percurso ligado não só ao ensino como também à investigação científica e aos institutos de interface, Pedro Guedes de Oliveira foi Presidente do INESC TEC (na altura, INESC Porto) desde a sua fundação, em 1998, até 2005.

A última lição de Pedro Guedes de Oliveira vai abordar diversos aspetos da sua carreira académica e pretende promover a reflexão sobre algumas das questões que hoje se colocam à ciência e ao ensino superior, em Portugal.

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela FEUP e Doutorado e Agregado pela Universidade de Aveiro (UA), Pedro Guedes de Oliveira foi um dos elementos fundadores do Departamento de Eletrónica e de Telecomunicações da UA, onde lecionou desde 1974 até 1993 e onde assumiu vários cargos a nível do departamento e da universidade. Em 1986 fundou o INESC Aveiro, que dirigiu até à sua saída da UA.

É, desde 1991, membro executivo do Conselho de Diretores do INESC e tem desenvolvido a sua atividade de investigação nas áreas dos Circuitos Electrónicos, VLSI Analógico, Engenharia Biomédica, Processamento de Sinal e Redes Neuronais.

Assumiu ao longo dos anos diversas funções públicas, que passaram pelo cargo de membro não executivo do Conselho de Administração da Agência de Inovação (2005 e 2008), membro da Direção Executiva da Fundação para a Computação Científica Nacional (2008 a 2013) e ainda membro do Conselho Científico para as Ciências Exatas e da Engenharia da Fundação de Ciência e Tecnologia (2009 a 2012).

O docente teve ainda algumas posições de destaque a nível europeu, tendo sido delegado nacional ao COMAC em Engenharia Biomédica da Comunidade Europeia e de membro do Conselho de Diretores do European Consortium in Informatics and Mathematics (ERCIM).

A promoção da cultura e a divulgação científica foram ainda outros dos pilares de atuação de Pedro Guedes de Oliveira, que ocupou o cargo de membro do Conselho de Administração da Porto 2001-Capital Europeia da Cultura, foi Presidente da Mesa do Conselho Geral da Culturporto e foi um dos membros residentes do programa de televisão 4xCiência da RTP entre 2007 e 2009.

A cerimónia assinala o culminar de uma carreira de intensa dedicação ao ensino, à investigação e à U.Porto, onde foi, inclusivamente, membro eleito do primeiro Conselho Geral da U.Porto,  membro eleito do Conselho Científico da FEUP e diretor do DEEC de 2010 a 2015.

Após a última lição de Pedro Guedes de Oliveira, segue-se um Porto de Honra de convívio e um jantar que prolonga a celebração da jubilação, no grill da cantina, no campus da FEUP.

Mais informações e inscrições no jantar aqui.