P Graca_300x200

Pedro Graça foi nomeado Diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável.

“Promover práticas alimentares saudáveis”, através da coordenação de uma “estratégia facilitadora da mudança de comportamentos” e da “articulação integrada com outros setores”, como a agricultura, a indústria alimentar, o desporto e a educação. São estas as novas funções de Pedro Graça, professor da Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), que acaba de ser nomeado como Diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável.

Este é um dos onze programas de ação prioritários do Plano Nacional de Saúde que tem como finalidade melhorar o estado nutricional da população portuguesa, incentivando a disponibilidade física e económica de alimentos constituintes de um padrão alimentar saudável e criar as condições para que a população os valorize, aprecie e consuma, integrando-os nas suas rotinas diárias.

Pedro Graça, que já desempenhava funções como coordenador da Plataforma Nacional contra a Obesidade, foi nomeado para este novo cargo pelo Diretor-Geral de Saúde para um período de três anos, potencialmente renovável por iguais períodos.

Doutorado em Nutrição Humana pela FCNAUP, onde rege a unidade curricular de Política Nutricional e de Comunicação, é também membro do Senado da U.Porto como representante dos docentes da instituição. A par da sua atividade académica, desenvolve ainda várias atividades na área da Nutrição e da Saúde Pública, sendo colaborador regular de vários órgãos de comunicação social nacionais.