São centenas de desenhos os contidos na plataforma (grafismo: Emília Dias da Costa)

O pontapé de saída do Waves of Drawings, projeto nacional agregador de todas as Pediatrias do Serviço Nacional de Saúde (SNS), foi dado e coordenado pelo Centro Hospitalar de São João que, após ter organizado, em 2015, uma exposição de desenhos de 28 Serviços de Pediatria dos Estados-Membro da União Europeia (UE), decidiu organizar uma outra, desta vez com desenhos de todas as Pediatrias do SNS, apresentada no passado mês de setembro, à Presidente do Hospital ‘Bambino Gesù’, Mariella Enoc, em Roma. O Bambino Gesú, também conhecido como o ‘Hospital do Papa’, é um hospital pediátrico tutelado administrativamente pela Secretaria do Estado do Vaticano e é considerado um ponto de referência no tratamento de crianças não só de Roma como de toda a Itália.

Da ideia de agregar todos os desenhos surge então a criação de uma plataforma online, a Waves of Drawings, desenvolvida por sete estudantes da FEUP, cinco do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação e dois do Mestrado em Multimédia, que realizaram todo o trabalho em regime extra curricular. O grafismo da plataforma ficou a cargo da designer Emília Dias da Costa.

Nascido no passado mês de setembro, o projeto agrega atualmente desenhos da autoria de crianças hospitalizadas em pediatrias referentes a todos os distritos de Portugal. Desenhos esses que ilustram a visita do Papa Francisco a Fátima por ocasião do centenário das aparições, decorrida no passado dia 13 de maio.

De fácil navegação e bastante intuitivo, o site está preparado para ser apresentado em cinco diferentes línguas (português, inglês, francês, italiano e espanhol) e possibilita a consulta dos desenhos através da navegação do mapa de Portugal dividido em distritos.

O projeto Waves of Drawings conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Comissário Europeu para a Inovação Social, Carlos Moedas, e ainda com o apoio da Embaixada de Portugal junto da Santa Sé. Marcelo Rebelo de Sousa afirma, aliás, que “este projeto leva a Roma e ao Vaticano, ao Hospital Bambino Gesù, muito mais do que os desenhos que ficarão expostos. Esta exposição é símbolo da vontade e criatividade do nosso futuro. Do futuro de Portugal, que são as nossas crianças. E, de igual modo, consegue exprimir a importância e necessidade do Serviço Nacional de Saúde na construção desse futuro.”

Para mais informações sobre o projeto Waves of Drawings aceder aqui.