Paulo Mendo e Manuel Pizarro apresentam o livro “Cidadania para a Saúde”

cidadania_para_a_saudeO antigo ministro da Saúde, Paulo Mendo, e o vereador da Habitação e Ação Social da Câmara Municipal do Porto, Manuel Pizarro, são os oradores convidados da sessão de apresentação do livro “Cidadania para a Saúde – Papel do Cidadão na Promoção da Saúde” que irá decorrer na Biblioteca do Fundo Antigo da Reitoria da Universidade do Porto, às 18h30 do dia 26 de outubro.

Produzido pela Mundo a Sorrir, Organização Não Governamental para o Desenvolvimento dedicada à promoção da Saúde Oral e da Saúde Global, e pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, este volume analisa o papel da comunidade e do cidadão como elementos promotores da saúde.

Na sinopse da obra lê-se que «A comunidade como promotor da saúde, as influências do cidadão sobre os determinantes sociais da saúde, o empowerment do cidadão como promotor da saúde e redutor das iniquidades, e questões de relevo como a literacia, a educação e a cidadania em saúde, são aspetos abordados na obra focalizada na importância de envolver o cidadão na sua saúde, que tem como objetivo lançar o debate em Portugal e iniciar uma reflexão sobre o papel do cidadão na Promoção da Saúde».

A abrir esta sessão de apresentação do livro no Porto estará Manuel Fontes de Carvalho, Pró-Reitor da Universidade do Porto, médico dentista e presidente da Assembleia Geral da ONGD Mundo A Sorrir.

  • maria edite Rio

    qualquer cidadão tem um papel importante na manutenção da sua saúde e na dos outros, quer pondo em práctica modos de vivência saudáveis, quer prevenindo a poluição. Muitas das doenças que nos afligem podem ser prevenidas. Verificámos que apesar dos conselhos divulgados a hipertensão e diabetes continuam a aumentar, e muitas pessoas continuam a não ter cuidados de higiene e continuam a disseminar doenças infecciosas.
    Maria Edite Rio