Miguel Xavier (no meio) recebeu o prémio  no passado dia 13 de março, no Parlamento Britânico. (Foto: DR)

Miguel Xavier, mestre em Bioengenharia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi distinguido pelo Parlamento Britânico com uma medalha de ouro no âmbito da competição “STEM for Britain”, que visa premiar jovens investigadores pela excelência do trabalho de investigação que desenvolvem nas áreas de Engenharia, Matemática, Ciências Biomédicas, Química e Física.

“Desenvolver um chip de microfluídica para o isolamento de células estaminais da medula óssea, de forma a promover a regeneração de cartilagem e osso”. É este o grande objetivo do projeto premiado, o qual faz parte do trabalho realizado no âmbito do doutoramento de Miguel Xavier.

A edição deste ano da “STEM for Britain” contou com cerca de 500 trabalhos a concurso. Para participarem, os candidatos tiveram que submeter um abstract para ser avaliado por um painel de peritos. No final, 210 candidatos (60 dos quais na área da Engenharia) foram selecionados para apresentar o seu trabalho aos membros do Parlamento Inglês, sob a forma de um poster, num evento realizado no passado dia 13 de março.

A  entrega dos prémio decorreu no passado dia 13 de março, em Westminster, na sede do Parlamento Inglês (House of Commons). Para além da medalgha de ouro, Miguel Xavier recebeu ainda um valor monetário de 3000 libras (cerca de 3500 euros).

Com apenas 27 anos, o antigo estudante da FEUP graduou-se em Bioengenharia, Ramo de Engenharia Biomédica, e é atualmente investigador no grupo de investigação em nanoeletrónica e nanotecnologia e estudante de doutoramento na Universidade de Southampton, no Reino Unido.