O encontro reuniu antigos estudantes de 12 faculdades da U.Porto. (Foto: Eliana Tavares)

Estava prometida uma grande demonstração do orgulho de “ser U.Porto” e a promessa foi cumprida. Paris foi palco, no passado dia 19 de outubro, do primeiro encontro dos antigos estudantes (alumni) da U.Porto residentes na capital francesa, promovido pela Embaixadora Alumni da U.Porto em Paris, Mariana Maciel.

Num convívio que contou com cerca de 60 alumni da U.Porto, a diversidade e o espírito de união foram a nota dominante, garantida pela presença de antigos estudantes de 12 faculdades da U.Porto.

O Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, deu as boas vindas aos cerca de 60 alumni da instituição. (Foto: Eliana Tavares)

O encontro, vivido num ambiente de grande informalidade, contou também com a presença do Embaixador de Portugal em França, Jorge Torres Pereira. Presente esteve também uma delegação institucional da U.Porto, encabeçada pelo Reitor, António de Sousa Pereira, e pelo Vice-Reitor responsável pelo Gabinete de Apoio aos Antigos Estudantes da U.Porto, Helder Vasconcelos.

Lembrando que este tipo de eventos são uma “peça fundamental na política de relações externas da U.Porto com os seus antigos estudantes a residir no estrangeiro”, Hélder Vasconcelos realça mesmo que “é essencial um envolvimento alargado destes Alumni com a U.Porto”, na medida em que “proporciona uma importante fonte de conhecimento para os atuais estudantes da U.Porto e ensinamentos muito úteis para os que ponderam desempenhar a sua atividade profissional fora do país”.

A Torre de Eiffel foi o cenário perfeito para o encontro entre os alumni da U.Porto em Paris. (Foto: DR)

Tal como em outros encontros internacionais, a mobilização para este 1º Encontro Alumni U.Porto em Paris foi auxiliada através do grupo “U.Porto Alumni em Paris” no Linkedin. Nesta rede social, os antigos estudantes da U.Porto que residem nesta região operacionalizaram este encontro, organizado pela Embaixadora Alumni da U.Porto em Paris, Mariana Maciel.

De recordar que este evento insere-se no programa Embaixadores U.Porto Alumni, coordenado pela Vice-Reitoria responsável pelo Gabinete de Apoio aos Antigos Estudantes da U.Porto.