Pormenor de "As Escolhas da Pintora", pintura em acrílico sobre papel de Joana Rêgo.

Na próxima sexta-feira, dia 10 de janeiro, inaugura na Casa-Museu Abel Salazar (CMAS) a exposição “Palavras Objecto”, uma mostra individual de Joana Rêgo, artista e estudante de doutoramento da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (FBAUP).

Esta é a primeira de oito exposições programadas para 2014 na CMAS que se inserem no José Rosinhas Art Gallery Wall, projeto artístico que consiste na ocupação de uma parede de um espaço público ou privado, onde um artista português, ou estrangeiro, consagrado ou ainda jovem artista é convidado a expor a sua obra, o seu trabalho de pesquisa e pensamento crítico sobre as problemáticas contemporâneas culturais e/ou artísticas.

José Rosinhas, ele próprio artista plástico formado pela FBAUP, é o mentor deste projeto inovador que pretende desmistificar o espaço expositivo, levando a arte contemporânea a espaços não convencionais.

A inauguração da exposição. está marcada para 21h30. Posteriormente, a exposição ficará patente até 7 de fevereiro.

Mais informações aqui.

Sobre a artista

Joana Rêgo nasceu no Porto em 1970. É artista plástica e professora do ensino superior. Formou-se em Pintura pela FBAUP em 1995. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento entre 1998 e 1999. Mais tarde, completou o Mestrado em Pintura no San Francisco Art Institute e um Doutoramento em Modos de Conhecimento na prática Artística Contemporânea na Universidade de Vigo / Pontevedra. É também Doutoranda em Arte e Design pela FBAUP.

Tem no seu curriculum inúmeras exposições individuais e colectivas (nacionais e internacionais). Já por várias vezes distinguida com prémios, Joana Rêgo encontra-se representada em diversas coleções públicas e privadas.