A. Parasuraman, co-autor do mais conhecido modelo de avaliação da qualidade de serviços.

Mais conhecido como “Parsu”, A. Parasuraman, o “guru” em qualidade de serviço, vem à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

O objetivo será aproveitar a vinda do “pai” em matéria de qualidade de serviços a propósito da defesa de uma tese de doutoramento e organizar uma palestra onde vão ser abordados conceitos como a medição e alavancagem da qualidade de serviço, estratégias de serviço para a comercialização de produtos e serviços de forma eficaz e ainda a utilização de tecnologia no marketing para a satisfação dos clientes.

A palestra, intitulada Importance and Potential Impact of Doing Programmatic Research: The Case of the “PZB” Service Quality Research Stream, vai ter lugar na sala B032 da FEUP, às 15 horas do dia 28 de março.

Docente e diretor de programas de doutoramento na Escola de Negócios da Universidade de Miami, A. Parasuraman já publicou mais de cem artigos, foi editor de várias revistas e integra o conselho editorial de dez revistas. Com um doutoramento em Administração e Negócios pela Universidade de Indiana, foi selecionado em 1988 como uma das “dez figuras mais influentes na área Qualidade ” pelo conselho editorial do The Quality Review, co-publicado pela Fundação de Qualidade Americana e da Sociedade Americana de Controle de Qualidade.

Consultor ativo, Parsu recebeu, ao longo da sua carreira, inúmeros prémios de ensino e investigação, incluindo de “Melhor Professor”, atribuído por turmas de Executivos e de MBA’s; uma distinção atribuída pela Associação de Marketing Americana pelas suas “Contribuições de carreira aos serviços de Disciplina ” (1998); o prémio de “Educador de Marketing Excecional” atribuído pela Academia de Ciências e Marketing e ainda a integração na “Galeria de Gurus” do Chartered Institute of Marketing (Reino Uindo), que traça o perfil dos 50 principais pensadores de marketing em todo o mundo. Em 2011 a Universidade de Maastricht, na Holanda conferiu a Parsu o grau de Doutor Honoris Causa .

Recorde-se que a FEUP lançou em setembro o Centro de Competências em Inovação e Desenvolvimento de Produtos e Serviços, e que está neste momento a colaborar num projeto global de identificação das prioridades de investigação em serviços liderado pelo Center of Services Leadership da Arizona State University. De acordo com Lia Patrício, professora e investigadora da FEUP, a participação neste projeto é importante na medida em que “envolve um levantamento com 24 Centros e Redes de Investigação em serviços por todo o Mundo e um inquérito global. As prioridades aqui identificadas serão publicadas em Janeiro de 2015 e serão uma importante base para a investigação e a inovação nos serviços nos próximos anos”.