(foto: likesuccess.com)

Henry Chesbrough é considerado o ‘guru’ da Inovação Aberta (Open Innovation) (foto: likesuccess.com)

Henry Chesbrough, considerado o pai do conceito de”Open Innovation”, vai participar numa palestra na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), no próximo dia 15 de junho.

A sessão acontece no âmbito de um projeto na área educacional intitulado ‘European Academic Network for Open Innovation (OI-Net)’, de que a FEUP é parceira através do seu coordenador João José Pinto Ferreira, docente do Departamento de Engenharia e Gestão Industrial e investigador do INESC TEC. Este projeto é é cofinanciado pela União Europeia e tem o objetivo de promover a ‘Inovação Aberta’ nas Instituições Europeias de Ensino Superior.

Neste seminário promovido pelo projeto OI-Net, em parceria com o Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (CITE) do INESC TEC, Henry Chesbrough abordará os desafios e o futuro da ‘Open Innovation’, com um momento dedicado a perguntas do público. O programa inclui ainda a partilha de reconhecidas empresas (ex: Swarovski e SONAE) do processo de implementação deste novo conceito de ‘Inovação Aberta’.

Mas então, em que consiste exatamente este termo? Cunhado em 2003 por Chesbrough para as indústrias e organizações que promovem ideias, pensamentos, processos e pesquisas para melhorar o seus produtos e serviços, a ‘Open Innovation’ é um paradigma que assume que as organizações podem e devem usar ideias e caminhos internos e externos para alcançarem o mercado pretendido.

A entrada no seminário é gratuita, mas sujeita à lotação da sala.

Mais informações disponíveis em: www.oi-net.eu