A equipa do P3

O “P3”,  projeto informativo online resultante da parceria entre o jornal Público e a Universidade do Porto, foi distinguido com o prémio de Publicação Online Com Melhor Design na categoria das publicações com menos de 12 milhões de visitas por mês.

O prémio foi atribuído pela Society for News Design, cujos 11 membros do júri estiveram reunidos na Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra, em Pamplona, entre os dias 3 e 5 de outubro. O site do ElPaís foi premiado na categoria dos sites com mais de 12 milhões de visitas por mês.

Esta distinção foi atribuída na 9ª Edição do ‘ÑH – Lo Mejor Diseño Periodístico España&Portugal 2012’, organizada pelo ‘Capítulo Español de la Society for News Design (SNDE) e pela Facultad de Comunicación da Universidade de Navarra.

O P3 foi lançado em 2011, fruto de uma parceria inovadora entre o Público e a Universidade do Porto, através da Reitoria, das faculdades de Letras e de Engenharia e do INESC Porto. Na sua génese, apresenta-se como “um portal que nasceu para todos os jovens (e não só) que se encontram afastados dos órgãos de informação por não se reverem nos temas tratados”.

Concebido por uma equipa composta por jornalistas profissionais e jovens jornalistas em início de carreira, o P3  “acompanha a atualidade nacional e internacional e aposta nos temas culturais e nas novas narrativas multimédia”. A recomendação de conteúdos, a interação nas redes sociais e a participação dos utilizadores são outras caraterísticas que definem a imagem de marca do formato.