Os melhores do ano com o Reitor da Universidade do Porto no centro.

Os melhores do ano do desporto com o Reitor da Universidade do Porto no centro.

A Reitoria da Universidade do Porto foi palco no passado dia 10 de julho da VI Gala do Desporto da Universidade do Porto. Uma noite que homenageou os atletas estudantes da U.Porto e monitores que ao longo do ano 2013/2014 alcançaram a excelência no desporto universitário.

No culminar de um ano em que a U.Porto reforçou o estatuto de principal potência do desporto universitário em Portugal, abrilhantado pela conquista de um novo número recorde medalhas (155) nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s), a cerimónia começou com uma homenagem a Manuel Janeira, antigo pró-reitor para a Cultura e Desporto, que comandou o desenvolvimento e crescimento do Desporto na Universidade do Porto. Com uma distinta e reconhecida carreira no desporto universitário, Manuel Janeira – que recebeu também este ano o Galardão Prestígio na Gala da FADU – protagonizou um momentos mais emotivos que mereceu uma ovação por parte de todos os convidados presentes.

O reitor da U.Porto recebe do diretor do CDUP-UP, Bruno Almeida, a camisola oficial de competição da U.Porto.

O reitor da U.Porto recebe do diretor do CDUP-UP, Bruno Almeida, a camisola oficial de competição da U.Porto.

Dos vencedores deste ano, destacam-se ainda as  escolhas de Marta Pinto (FMUP), campeã nacional de canoagem, e André Pereira (FMUP), campeão nacional de Remo, nas categorias feminina e masculina de “Atleta do Ano”. A atleta “Revelação do Ano” foi Ana Rita Félix (ICBAS) graças à conquista do título nacional e coletivo no Campeonato Nacional de Golfe.

Na categoria de “Reconhecimento Desportivo”, o galardão foi entregue a Paulo Santos (FMUP) que faz parte da equipa de Natação da U.Porto desde 2009, tendo desde aí até ao presente ano conquistado 21 medalhas ao serviço da instituição.

As modalidades em destaque foram o Atletismo, considerada a “Modalidade individual do ano”, e o Rugby 7 feminino, que recebeu o galardão de “Modalidade coletiva do ano”.

Nas restantes categorias, Pedro Guimarães foi considerado pelo segundo ano consecutivo o “Técnico do Ano”, depois de ter comandado a selecção da Universidade que conquistou o título de campeão nacional em Atletismo Pista Ar Livre, Pista Coberta, Corta Mato e Estrada. O galardão de “Instrutor do Ano” foi entregue a Ivo Pereira pelo trabalho desenvolvido como monitor de Musculação e Cardio-Fitness e como treinador de basquetebol na U.Porto.

O último galardão da noite foi o de “Carreira Desportiva” e teve como destinatária Sara Torres (ICBAS). Durante o seu percurso universitário, Sara foi campeã nacional universitária de 2006 a 2010, participou em três Campeonatos Europeus Universitário tendo conquistado a medalha de bronze no Europeu Universitário de 2010 no Chipre, foi ainda vice-campeã nacional universitária em 2013 e 2014 e medalha de bronze em 2011.

A “festa” continuou com a atuação da Tuna do Orfeão Universitário do Porto seguida de um jantar e uma projeção no pátio exterior da Reitoria com os melhores momentos do ano.

Esta sexta edição contou com a participação de figuras ilustres. como o reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo que, antes do início da entrega dos Galardões, recebeu do Centro de Desporto da U.Porto a camisola nº1 de competição da Universidade.  Entre as personalidades presentes estiveram também Guilhermina Rego, vice-presidente da Câmara do Porto, Manuel Barros, diretor regional norte do IPDJ, Filipa Godinho, presidente da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), Fernando Parente, membro do Comité Executivo da EUSA, e Daniel Freitas em representação do presidente da Federação Académica do Porto (FAP), entre os demais pró-reitores, diretores de faculdades da U.Porto e presidentes das Associações de Estudantes.