Os desenhos de Armanda Passos na Galeria dos Leões

desenho Armanda Passos

Desenho de Armanda Passos (Sem título, anos 70, tinta-da-china sobre papel)

A Galeria dos Leões, situada no Edifício da reitoria da Universidade do Porto, inaugura no próximo dia 21 de novembro, a exposição “Armanda Passos – blocos de desenhos ESBAP”.

Reunindo desenhos dos anos 70 que representam uma determinada época da pintora e que refletem o contexto da produção artística da cidade à altura, esta é primeira exposição exclusivamente de desenho de Armanda Passos.  A acompanhar a exposição estarão mais de 300 desenhos em livro, sendo que um terço deles pertencem à coleção da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).

“Os desenhos feitos nos intervalos de aulas, os puríssimos desenhos lineares dos anos 70, tornam-se progressivamente densos e complexos” escreve Álvaro Siza Vieira, para quem a obra de Armanda Passos se reconhece “de imediato”. Fabíola Valença, filha e curadora da exposição, acrescenta que “os desenhos apresentados não são a lápis, carvão ou sanguínea. Armanda, como já não suportava as folhas brancas, riscou o silêncio a tinta-da-china, usou aparo. Resultando num traço duro e definido”.

Armanda Passos nasceu no Peso da Régua, em 1944. Após a licenciatura em Artes Plásticas pela Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP), percursora da atual FBAUP, foi monitora de Gravura (1977-79) e assistente de Ângelo de Sousa. Premiada pelo Ministério da Cultura em 1984, Armanda Passos participou em diversas exposições individuais e coletivas e representou Portugal em bienais internacionais. Expõe desde 1976. Vive e trabalha no Porto.

A obra de Armanda Passos encontra-se representada nas coleções da Fundação Calouste Gulbenkian — Centro de Arte Moderna, Lisboa, da Fundação de Serralves — Museu de Arte Contemporânea, Porto, da Fundação Champalimaud, da Fundação Museu do Oriente, da Secretaria de Estado da Cultura, do Museu Nacional de Arte Contemporânea — Museu do Chiado, e do Museu da FBAUP.

A inauguração de”Armanda Passos – blocos de desenhos ESBAP” está marcada para as 17h00 do dia 21 de novembro. Após este momento inaugural, a exposição vai estar patente ao público até 30 de dezembro e pode ser visitada de segunda a sábado, entre as 10h00 e as 18h00. A entrada é livre.