Na “ressaca” do escândalo que abalou a Cambridge Analytica, empresa que se terá especializado em usar dados recolhidos nas redes sociais para manipular as emoções dos utilizadores e, desta forma, influenciar resultados eleitorais em várias regiões do globo, a discussão sobre a sociedade de informação vai estar ao rubro nos próximos dias, na Universidade do Porto. O palco é o maior encontro de estudantes de engenharia informática a nível nacional, a decorrer de 23 a 26 de março, na Faculdade de Engenharia (FEUP).

É caso para perguntar: andamos a ser manipulados? Quem garante a segurança e a proteção de dados dos cibernautas? Quais os limites no acesso à informação? 700 estudantes da área de informática vão ter quatro dias para refletir sobre estes temas na FEUP, juntamente com alguns dos mais importantes especialistas em matéria de segurança na internet.

Confirmadas no ENEI – Encontro Nacional de Estudantes de Informática estão já as presenças de Alexey Sidorenko, que vai debruçar-se sobre o papel do governo russo e no controlo exercido sobre o acesso à internet; do norte-americano Andrew Tanenbaum, autor de leitura obrigatória para estudantes de engenharia informática e criador do sistema operativo MINIX 3; ed o alemão Wolfgang Merkt, que colabora com a NASA na criação do Valkyrie, o maior robô humanoide até à data.

Em paralelo com estas sessões, os participantes terão a oportunidade de participar em workshops e assistir a palestras com mais de 40 oradores nacionais e internacionais. Estão previstos ainda momentos de networking entre empresas ligadas à área das novas tecnologias e os estudantes de engenharia informática, que assim podem ficar a conhecer de perto algumas propostas de emprego disponíveis.

Mais informações em www.enei.pt