ribeiro de faria_300x200

Jorge Ribeiro de Faria é a Figura Eminente da Universidade do Porto do ano de 2016.

No âmbito do ciclo comemorativo da vida e obra de Jorge Ribeiro de FariaFigura Eminente da Universidade do Porto do ano de 2016, o Auditório da Faculdade de Engenharia da U.Porto acolhe, no próximo dia 31 de maio, pelas 21h30, um concerto da Orquestra Clássica da FEUP, sob direção musical do Maestro José Eduardo Gomes.

Com entrada gratuita, mas sujeita a levantamento antecipado de bilhete (ver informações abaixo), este concerto sucede à sessão de abertura que decorreu no passado dia 19 de maio e que contou com a presença do Provedor de Justiça, José de Faria Costa, a que se seguiu a inauguração da exposição “Jorge Ribeiro de Faria: uma vida ao serviço da Justiça e da Academia”.

Doutorado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Jorge Ribeiro de Faria (Póvoa de Lanhoso, 1931 – Porto, 2008) foi reconhecido com o título de Professor Emérito da U.Porto pelo seu contributo enquanto professor da Faculdade de Economia (FEP) e parte integrante da Comissão Instaladora da Faculdade de Direito (FDUP), onde também lecionou.

No entanto, o seu trabalho foi relevante, não só para a Universidade do Porto, como também para o avanço do ensino universitário do Direito em Portugal, para o qual contribuiu como membro dos Conselhos Científicos da Escola de Direito da Universidade do Minho e do curso de Direito da Universidade Católica Portuguesa no Porto. Jurista de mérito, deixou uma vasta e profunda obra ainda hoje citada pela doutrina e jurisprudência.

Com o ciclo comemorativo que se prolonga durante todo o ano, a U.Porto pretende reconhecer este nome incontornável do estudo e da investigação em Direito em Portugal. Tudo isto através de um programa de iniciativas abertas à comunidade, que pretende ser a “celebração da vida e obra de uma figura maior da Academia portuguesa”.

Após este momento musical, o ciclo prolonga-se em diferentes faculdades da U.Porto, onde se procura celebrar as várias facetas do homenageado.  Na Faculdade de Direito terão lugar três sessões: “Prof. Doutor Ribeiro de Faria como Obrigacionista” (17 de junho), “Prof. Doutor Ribeiro de Faria como Penalista” (10 de outubro) e “Prof. Doutor Ribeiro de Faria como Académico e como Homem de Cultura” (em data a definir). Também a Faculdade de Economia acolherá um encontro inspirado pelo mote “Prof. Doutor Ribeiro de Faria e o ensino do Direito na Faculdade de Economia” (30 de novembro).

O ciclo comemorativo termina com uma sessão de encerramento,  a decorrer no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto no dia 14 de dezembro

Levantamento de bilhetes

O concerto de dia 31 de maio tem acesso gratuito (sujeito à lotação da sala), mediante levantamento antecipado de bilhete até cinco dias antes do espetáculo, no Infodesk / FEUP (de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 e as 18h00), na portaria da FDUP (se segunda a sexta-feira, das 10h00 às 20h00 ,e ao sábado, das 9h00 às 13h00) e na Reitoria da U.Porto (segunda a sexta-feira, das 10h00 às 20h00 e ao sábado, das 9h00 às 13h00). No dia do concerto, o bilhete pode ser levantado no Infodesk da FEUP uma hora antes do início do espetáculo.