pauliteiros

Os Pauliteiros de Miranda são uma das mais conhecidas tradições de Miranda do Douro. (Foto: DR)

No próximo dia 25 de abril, às 15h00, o Salão Nobre da Reitoria  da Universidade do Porto recebe o Congresso de Tradições Mirandesas, organizado pelo Orfeão Universitário do Porto (OUP).

Com entrada livre, esta iniciativa tem como objetivo explicar e mostrar algumas tradições da região de Miranda do Douro. Para isso, o congresso vai contar com intervenções teóricas de alguns dos mais reputados especialistas na área, como Mário Correia, fundador do Centro de Música Tradicional “ Sons da Terra” e Alexandre Meirinhos, músico do grupo Galandum Galundaina.

O evento vai contar ainda com atuações ao vivo dos grupos de Pauliteiras de Miranda do Douro e Pauliteiros de Sendim e dos grupos de Pauliteiros do OUP e Pauliteiras de Miranda do OUP.

Sofia Ribeiro, elemento da Comissão Organizadora do evento e membro do OUP, refere que “é uma honra levar a cabo este Congresso de Tradições Mirandesas. É extremamente satisfatório sentir que oferecemos um pouco de nós à Invicta, uma cidade que admira e incentiva a cultura em todas as suas formas. Como jovens e cidadãos activos que ambicionamos sempre ser, nada nos faz mais felizes do que poder colocar o Porto contagiado pelo ritmo da gaita-de-foles e pelos passos de dança” e que o pretendido é chamar todos os portuenses à cultura mirandesa, eliminando qualquer entrave.

O evento conta ainda com uma campanha de crowdfunding.

Mais informações aqui.