A nova Rotunda Orfeão Universitário do Porto fica situada junto à Estação de Metro Nasoni, na freguesia de Contumil. (Foto: Google Maps)

São mais de 100 anos de história que, a partir desta quarta-feira, dia 26 de setembro, ficarão oficialmente eternizados junto à Estação de Metro Nasoni, na freguesia de Contumil. É ali que vai “nascer” a Rotunda Orfeão Universitário do Porto, numa cerimónia que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP) e do Reitor da Universidade do Porto.

Para o Presidente do OUP, André Lello, a decisão da CMP – através da sua Comissão de Toponímia – de atribuir o nome do Orfeão a uma rotunda do Porto resulta do “carinho e reconhecimento que a cidade presta à missão cultural que o Orfeão assume em nome da sua Universidade”. Uma distinção que o OUP pretende agora “retribuir da melhor forma que sabemos, que é juntar as pessoas à volta deste idealismo académico”.

Como não poderia deixar de ser, será a música – a cargo do Coro Clássico do OUP – a assinalar o início da cerimónia, pelas 17h00. Seguem-se os discursos do Presidente do OUP, do Reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, e do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.

O programa vai encerrar com novo momento musical a cargo da Tuna Universitária do Porto e dos orfeonistas presentes.

Sobre o OUP

Grupo de Pauliteiros de Miranda do OUP. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Fundado em 6 de março de 1912, no âmbito das comemorações do primeiro aniversário da Universidade do Porto, o Orfeão Universitário do Porto foi  o primeiro organismo de cariz extracurricular da U.Porto a reunir estudantes de todas as faculdades da instituição. Com uma história dedicada à prossecução de valores musicais, culturais, académicos e beneméritos em Portugal e um pouco por todo o mundo, o OUP foi distinguido anteriormente pela Cidade do Porto com a Medalha de Ouro de Mérito  e pela República Portuguesa com as Comendas da Ordem da Instrução Pública e da Ordem do Mérito.

Desenvolvida atualmente por cerca de duas centenas de esudantes da U.Porto, a oferta artística do OUP inclui um Coro Clássico e um Coro Popular, grupos de Danças Tradicionais, Cantares de Maçadeiras, Cante Alenejano, Pauliteiras de Miranda, Pauliteiros de Miranda, Fados, Jograis, a Tuna Feminina do OUP (TUNAF) e a Tuna Universitária do Porto (TUP).