Daniel Caetano, FEUPDaniel Esperança Caetano, estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), é o autor do trabalho de dissertação distinguido com a 1.ª Menção Honrosa da edição deste ano do Prémio Ordem dos Engenheiros.

“Desenvolvimento de Formulações de Pastas de Gesso para Fabrico Aditivo” é o nome do trabalho desenvolvido no âmbito da tese de mestrado de Daniel Caetano, resultado de uma colaboração entre a FEUP e o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI) no âmbito do projeto “ADIMAQ”, e que contou com a orientação dos docentes do Departamento de Engenharia Mecânica Jorge Lino e Rui Neto.

O trabalho agora premiado teve como principal objetivo o desenvolvimento de uma pasta ou família de pastas de gesso, com mistura de aditivos, que possibilitasse a sua utilização num equipamento híbrido entre tecnologias de fabrico aditivo (FA) e fabrico subtrativo (FS), procurando encontrar uma formulação com um tempo de presa menor (tempo necessário para a pasta adquirir a firmeza suficiente para resistir a uma certa pressão).

O trabalho agora premiado teve como principal objetivo o desenvolvimento de uma nova pasta ou família de pastas de gesso. (Foto: Pixabay / Creative Commons)

Para a atribuição deste prémio, destinado a jovens membros da Ordem dos Engenheiro  que se destaquem pelos seus trabalhos inovadores nos diversos ramos da Engenharia a Ordem dos Engenheiros, são tidos em conta os seguintes critérios: “qualidade da tese”, “caráter científico”, “caráter de inovação”, “aproveitamento de recursos materiais e de tecnologias nacionais”, “discussão oral” e “qualidade da apresentação oral”.

O prémio foi entregue no passado dia 2 de novembro, na Universidade do Minho, por altura da celebração do Dia Mundial dos Materiais.