A Winter School 2019, organizada pelo MEDCIDS – Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), com o apoio do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, já tem data marcada.

Integrando um total de oito cursos e quatro seminários, esta primeira edição irá decorrer entre os dias 4 e 8 de fevereiro de 2019, no Centro de Investigação Médica (CIM) da FMUP. As vagas são limitadas (30 vagas por curso). O prazo para candidaturas já está a decorrer, encerrando já a 17 de dezembro.

Os cursos disponibilizados pela Winter School 2019 são os seguintes: Introduction to Biomedical Data Analysis using R; Health Data Analysis: from theory to practice; Biostatistics: Linear and Logistic Regression; Evidence Synthesis – Systematic Reviews and Meta-Analysis; Microsoft Excel for biomedical data analysis; MATLAB: Introduction and Applications; QGIS Initiation: applications in health e R Programming Language Introduction for Life Scientists.

Os seminários têm como temas “Translation and validation of questionnaires”, “Sample size estimation”, Ethics in scientific researcheMedia training”, estando marcados para os dias 4, 5, 6 e 7 de fevereiro, respetivamente.

A Winter School 2019 tem como objetivo formar profissionais em áreas-chave em que as empresas e universidades são deficitárias e estão disponíveis para acolher investigadores, devido ao elevado valor social e económico que representam. Entre os destinatários incluem-se profissionais, investigadores e estudantes das áreas da Saúde, Ciência da Informação, Engenharia, Matemática e Estatística, mas também das Ciências Sociais, que pretendam desenvolver ou adquirir competências em análise de dados, investigação clínica ou em serviços de Saúde.

O curso Introduction to Biomedical Data Analysis using R visa dotar os formandos de competências básicas em ciência de dados de saúde, na sua componente de análise exploratória e inferencial de dados biomédicos, incluindo a aplicação de diferentes técnicas básicas de estatísticas a dados biomédicos, usando bases de dados reais e o software de análise de dados R.

Com o Health Data Analysis: from theory to practice pretende-se dotar os formandos de competências em áreas como a definição de um protocolo, pré-processamento e exploração inicial de dados, bem como modelação de dados e avaliação dos modelos produzidos relativamente à utilidade e possível impacto.

Dirigido essencialmente a investigadores e a profissionais de saúde, o Biostatistics: Linear and Logistic Regression abordará a análise de regressão de dados na área da saúde, proporcionando um conhecimento essencial na utilização deste tipo de metodologias estatísticas e na interpretação dos resultados apresentados em artigos científicos.

Já o Evidence Synthesis – Systematic Reviews and Meta-Analysis foca-se nas questões metodológicas e práticas essenciais envolvidas na realização de estudos de síntese de evidência, nomeadamente revisões sistemáticas e estudos de meta-análise, na área da investigação em saúde.

Microsoft Excel for biomedical data analysis é outro dos cursos incluídos na Winter School 2019. O seu objetivo é dotar estudantes, profissionais e investigadores de competências em gestão e análise de dados, com recurso ao Microsoft Excel, explorando as suas potencialidades.

Por sua vez, o MATLAB: Introduction and Applications vai dar a conhecer uma linguagem de programação de alto nível e ensinar conceitos básicos de programação em MATLAB®, incluindo importação, exportação, processamento e visualização de dados, com aplicação em diversas áreas, nomeadamente o desenvolvimento e teste de dispositivos médicos, modelação de fenómenos reais, análise de imagem médica, processamento de som, monitorização de parâmetros clínicos, entre muitas outras.

O QGIS initiation: applications in heatlh tem como missão ambientar os formandos com o conceito de Open Source, bem como dar-lhes as bases necessárias à manipulação de dados cartográficos no software Open Source QGIS e noções de como implementar e criar plugins de forma a contribuir para a comunidade que se apoia no Open Source.

Finalmente, o R Programming Language Introduction for Life Scientists pretende ensinar conceitos básicos de programação em R, assim como tipos de dados, loops e funções, permitindo a utilização do R como ferramenta estatística de análise de dados no respetivo contexto profissional.

Mais informações aqui, ou através do e-mail [email protected].