O Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, acolhe entre os dias 27 e 28 de junho a quinta edição do Congresso Português de Alimentação e Autarquias, um evento que conta com a parceria da Universidade do Porto e que, este ano, terá como mote o “Papel da Alimentação na Identidade e Competitividade das Regiões”.

Como é que a alimentação saudável influencia a saúde e o desenvolvimento de toda uma região? Que modelos de intervenção local existem para melhorar o estado nutricional de uma comunidade de uma forma multidisciplinar? Que atribuições e competências tem o poder local para melhorar a nutrição, saúde e bem-estar das populações? São algumas das perguntas que serão respondidas ao longo de dois dias de reflexão e debate que irá também abordar o impacto da alimentação saudável na economia e um conjunto de boas práticas e casos de estudo ao nível do Diagnóstico, Intervenção, Avaliação e Comunicação ao nível local.

A abertura do Congresso está marcada para as 12h15 do dia 27 de junho e contará com a presença do Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, do diretor da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto (FCNAUP), Pedro Moreira, bem como do Diretor-Geral da Saúde e do Secretário de Estado das Autarquias Locais. Seguem dois dias de debates e apresentações (ver programa completo), boa parte das quais protagonizadas por alumni da U.Porto que se encontram a trabalhar em locais distintos, desde  Moscovo, Davos, Lisboa ou Braga.

Mais informações e inscrições em http://www.alimentacaoeautarquias.pt/.