Estão abertas até 15 de janeiro as inscrições para participação no V Congresso Internacional de Cidades Criativas, que irá decorrer de 25 a 27 de janeiro na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Iniciativa conjunta do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória” e da Associação Científica ICONO14 (Espanha), o Congresso Internacional de Cidades Criativas assume como objetivo fundamental a implementação de um espaço de debate, amplo e inovador, focado em diferentes perspetivas e soluções que enfatizam a criatividade em espaços urbanos nacionais e internacionais. Daí que as edições prévias tiveram lugar em Madrid, Espanha (2009, 2011 e 2016) e em Campinas, Brasil (2013).

Do programa desta 5.ª edição do evento, destacam-se desde logo os dois keynote speakers: Francesco Bandarin (Diretor Geral Adjunto da Cultura da UNESCO) e Carlos Abrunhosa de Brito (Presidente da ADDICT – Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas em Portugal).

Realizar-se-ão também sete mesas redondas, dedicadas a temas como a Tecnologia, a Cultura, a Arquitetura, a Cidadania, a Educação, o Comércio, o Turismo ou a Identidade Urbana, e nas quais encontraremos especialistas portugueses e estrangeiros. Haverá ainda dois Fóruns de Cidades Criativas, onde representantes de cidades nacionais e internacionais partilharão algumas experiências e projetos de forte componente criativa e urbana. Finalmente, estão previstas 25 sessões de comunicações, com participantes e trabalhos procedentes de vários continentes e das mais diversas áreas epistémicas e empíricas.

Pretende-se, assim, promover um debate crítico de elevado interesse para uma comunidade alargada de docentes, alunos, investigadores e profissionais das mais diversas áreas.

Mais informações e inscrições em www.cidadescriativas2017.com.