Semana Internacional do Acesso Aberto na U.Porto

10.ª edição da Semana Internacional do Acesso Aberto (Open Acess Week) realiza-se de 23 a 29 de outubro de 2017. Promovida pela Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition (SPARC), esta iniciativa internacional tem como objetivo disseminar o Acesso Aberto ao conhecimento.

Trata-se de uma iniciativa anual com repercussão global que visa divulgar as políticas de acesso aberto ao conhecimento, difundir os benefícios resultantes da partilha de informação científica e técnica entre os investigadores, os docentes, os estudantes e a restante comunidade académica, bem como entre as instituições em que aqueles se enquadram.

Durante esta Semana proliferam as iniciativas e os eventos que servem para facilitar o acesso livre ao conhecimento, quer ao nível da revisão de políticas e práticas editoriais, quer ao nível da emissão de pareceres que enfatizem os benefícios sociais e económicos, entre outros, da partilha do conhecimento em acesso aberto.

A nível internacional, os eventos que irão decorrer serão divulgados no site www.openaccessweek.org. A nível nacional, a agenda das iniciativas da Open Access Week poderá ser acompanhada em www.acessolivre.pt.

A Universidade do Porto, através da Unidade de Gestão de Documentação e Informação da UPDigital, associa-se a este evento internacional com a disponibilização de um conjunto de conteúdos informacionais no seu sistema de informação na área dedicada à edição de 2017 da Open Access Week.

O Repositório Aberto da U.Porto é a plataforma institucional que coleciona, preserva e disponibiliza a produção intelectual, em texto integral, da comunidade académica da Universidade do Porto. É o repositório nacional que contribui com mais de 45.000 publicações em acesso livre em texto integral para o RCAAP e o OpenAire.