O PDA proporciona diferenres opções de estudos:Teoria e Práticas de Projecto; Projecto do Espaço Habitacional e Formas de Habitar; Arquitectura: Teoria Projecto História; Dinâmicas e Formas Urbanas; Património Arquitectónico. (Foto: Luis Ferreira Alves)

A 3.ª fase de candidaturas ao Programa de Doutoramento em Arquitectura (PDA) 2017/2018 da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) vai decorrer de 3 de Fevereiro a 30 de Abril de 2018. A 3ª e última fase de candidaturas vai decorrer 2 de Maio e 18 de Julho de 2018.

O PDA – Programa de Doutoramento em Arquitectura da FAUP visa assegurar uma formação qualificada de nível de Terceiro Ciclo de Estudos onde as questões da arquitectura, da organização do espaço e da representação são articuladas com o exercício da crítica e do pensamento teórico, consubstanciando um entendimento rigoroso e inovador das práticas de projecto e da investigação numa perspectiva interveniente disciplinar cultural e social.

No ano lectivo de 2018/2019, o calendário académico do Curso de doutoramento irá considerar períodos de tempos lectivos de contacto intercalados por períodos que não requerem a presença dos estudantes na Instituição. Os períodos de presença na Faculdade, com aulas e tempos de contacto, serão de oito semanas, entre o início do ano lectivo, no final de Setembro, até meados de Novembro; oito semanas entre o final de Janeiro e Março de 2019, e quatro semanas, entre Maio e início de Junho, que se concluem com os Painéis de Aferição (publicação do Calendário académico: 1.º semestre de 2018).

Docentes da FAUP que colaboram regularmente com o PDA: Alexandre Alves Costa, Álvaro Domingues, Ana Silva Fernandes, Carlos Machado, Domingos Tavares, Francisco Barata, Gonçalo Furtado, Helder Casal Ribeiro, João Pedro Xavier, Joaquim Moreno, José Quintão, Luís Pedro Silva, Luís Viegas, Madalena Pinto da Silva, Manuel Mendes, Marta Oliveira, Raquel Paulino, Rui Braz Afonso, Rui Mealha, Rui Póvoas, Rui Ramos, Teresa Calix, Teresa Cunha Ferreira e Vítor Silva. No âmbito do PDA, têm participado como Docentes Convidados: Ana Tostões (IST), Ana Vaz Milheiro (ISCTE-IUL), Aurora Carapinha (U. Évora), Carmen Espegel (ETSAM), José Aguiar (FAUL), José António Bandeirinha (DARQ-FCTUC), José Virgílio Borges Pereira (FLUP), Paulo Farinha Marques (FCUP), Paulo Tormenta Pinto (ISCTE-IUL) e Txatxo Sabater (ETSAV-UPC).

O PDA tem a duração de três anos (180 ECTS), inclui um primeiro ano curricular (60 ECTS), seguido de dois anos destinados à elaboração da Tese de Doutoramento.

O Programa de Doutoramento em Arquitectura é um ciclo de estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), corresponde a 180 créditos e tem uma duração mínima de seis semestres (2 semestres curriculares).

O valor da propina para estudantes nacionais é de 2.750,00 €, para estudantes internacionais oriundos da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) é de 3.000,00 € e não pertencente à UE (União Europeia)/CPLP, a propina é de 3.750,00 €.

Prazos de candidaturas:
2 de Maio a 18 de Julho 2018 (3ª fase – a decorrer)

Candidaturas online:
www.fa.up.pt