O Banco Santander Totta, S.A., em parceria com Instituições de Ensino Superior aderentes e através da assinatura do Convénio para a Criação do «Programa de Bolsas de Estágio Santander Universidades» para Finalistas do Ensino Superior, apoia um programa para atribuição de 1500 bolsas de estágio, através do qual os estudantes finalistas, podem estagiar numa empresa durante três meses sendo-lhes concedida uma bolsa de estágio.  O programa engloba estagiários ou estudantes finalistas, Instituições do Ensino Superior aderentes e, empresas que, a convite do Banco, estejam dispostas a acolher um estagiário por três meses e a assumir a qualidade de entidade promotora de estágio.

O programa tem como objetivos a promoção da ligação universidade-empresa, facilitando o complemento da formação académica superior através de estágios em empresas. Facilita ainda o encontro do primeiro emprego para finalistas do ensino superior, permitindo às empresas conhecer e formar um estagiário com formação superior, durante 3 meses, dando-lhes a possibilidade de vir a contratar diplomados já com experiência e conhecimento na respetiva área de atividade.

Os candidatos devem inserir o seu curriculum vitae no site do Santander, pesquisando as oportunidades de estágios disponíveis e concorrendo através do processo eletrónico disponibilizado no site. As instituições de ensino superior aderentes visualizam os candidatos que expressaram interesse nos estágios e podem contactar os estudantes através dos contactos por estes disponibilizados, desenvolvendo um processo de seleção que entendam adequado, e que poderá ser articulado com as empresas aderentes.

Após a seleção de uma bolsa de candidatos, a instituição de ensino superior aderente remete à empresa a proposta do estagiário selecionado. A empresa aderente poderá aceitar a proposta ou recusar a mesma. Em caso de recusa, a instituição remeterá novas propostas, até que seja obtida a concordância da empresa com o estagiário apresentado.

Os interessados em candidatar-se a este programa devem contactar  o Gabinete de Empregabilidade da Universidade do Porto através do e-mail [email protected].