Aqui ao Lado é um projecto que visa conhecer e dar a conhecer edifícios de significativa importância arquitectónica na região do Minho e que se “encontram, de alguma forma, ocultos da memória colectiva”.

No dia 21 de Maio de 2016 (Sábado), a partir das 9:00, vai decorrer o evento Aqui ao Lado — Percursos de Arquitectura em Barcelos com a participação de Alexandre Alves Costa, Professor Catedrático Jubilado da FAUP, Eduardo Fernandes, Gaspar Sousa Coutinho, José Carlos Loureiro, antigo professor e estudante da ESBAP, Fernando Matos Rodrigues, José Martins, Maria Tavares, Investigadora do CEAU-FAUP, e Nuno Portas, Professor Emérito da FAUP.

A iniciativa “propõe uma visita guiada aos edifícios, em forma de percurso pedonal pela cidade, com a participação de arquitectos e oradores convidados que contextualizarão e analisarão as obras, revivendo as suas memórias, mas também as dos moradores, e reafirmando o papel que pequenas cidades portuguesas têm no panorama da arquitectura portuguesa. Os edifícios em causa são da autoria de Marques da Silva, Maria José Marques da Silva e David Moreira da Silva, Adalberto Dias, José Carlos Loureiro, Gaspar Sousa Coutinho e Nuno Portas e Nuno Teotónio Pereira”.

Programa:

9:15 | Apresentação dos oradores e do programa, Casa Sá Cortinas, Barcelos

10:00 | Visita guiada e percurso pedonal
Edifício Barjona de Freitas, de Arq. Marques da Silva com Eduardo Fernandes
Mercado Municipal de Barcelos, de Arq. José Carlos Loureiro com Fernando Matos Rodrigues e autor
Edifício Campo S. José, de Arq. Adalberto Dias com José Martins

14:30 | Visita guiada e percurso pedonal
Edifício João Duarte, de Arq. Gaspar de Sousa Coutinho com Fernando Matos Rodrigues e presença de Gaspar Sousa Coutinho (filho)
Edifício Redondo, dos Arq.s Maria José Marques da Silva e David Moreira da Silva com Eduardo Fernandes
Bairro de Santa Marta, dos Arq.s Nuno Teotónio Pereira e Nuno Portas com Maria Tavares e Nuno Portas

17:00 | Mesa-redonda com todos os oradores e Alexandre Alves Costa, Casa Sá Cortinas, Barcelos

A participação é gratuita mas limitada a 30 pessoas. As inscrições devem ser submetidas através do site: aquiaoladobarcelos.weebly.com.

+ info
aquiaoladobarcelos.weebly.com