«Para lá dos tons de cinza» é o tema da terceira série de debates sobre “Enhancement” e realiza-se esta quinta-feira, 30 de junho, no i3S – Instituto de Investigação e Inovação na Saúde da Universidade do Porto, entre as 18h00 e as 19h30. Inserido no projeto europeu NERRI – Neuro-Enhancement: Responsible Research and Innovation, o programa inclui um debate sobre «Doença mental e criatividade», que será moderado pelo Diretor do i3S Mário Barbosa e pela jornalista do Público Andrea Cunha Freitas.

Com entrada livre, o debate vai incluir as intervenções da psiquiatra Isabel Maria Brandão, que falará sobre «Criatividade Científica. Proteção ou vulnerabilidade para a doença mental», do colecionador de Arte Bruta António Saint Silvestre, com uma comunicação sobre «Arte e alienação mental», e da neurocientista Diana Prata, que irá debruçar-se sobre «A neurobiologia da criatividade».

O NERRI é o primeiro projeto europeu (ao abrigo do FP7) coordenado pela Ciência Viva e visa promover o diálogo alargado sobre as implicações sociais, éticas e de governação no campo do melhoramento cognitivo (“neuroenhancement”). O aparecimento de novos fármacos e tecnologias para potenciação cognitiva levanta ainda o problema do desconhecimento dos seus efeitos secundários e a longo prazo. O NERRI tem vindo a produzir contributos concretos para a regulação nesta área e para definir uma agenda europeia de investigação e inovação responsáveis.

O consórcio do projeto inclui 18 parceiros de 11 países da União Europeia, entre os quais institutos de investigação e associações de doentes, museus e agências de comunicação de ciência. A equipa integra especialistas em ciências neuro-cognitivas, ciências sociais, humanidades e comunicação de ciência.