Professor Marcos Fontes, UNESPA MedInUP – Center for Drug Discovery and Innovative Medicines, uma unidade de investigação do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, organiza na próxima terça-feira 6 de dezembro, pelas 9h30, no Salão Nobre do ICBAS-FFUP, a palestra “Screening new natural and synthetic inhibitors for phospholipases A2-like based on structural and functional approaches”. Esta comunicação será proferida por Marcos R. M. Fontes, professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Instituto de Biociências – Botucatu/São Paulo, Brasil.

Marcos R. M. Fontes apresenta um curriculum de excelência. Graduado (1989), mestre (1992) e doutor (1995) em Física pela Universidade de São Paulo em 1989, é pós-doutorado pelas universidades de Melbourne (2001) e de Queensland (2004), ambas na Austrália, e Livre-docência em Biofísica (2002) pela Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Foi chefe do Departamento de Física e Biofísica durante três mandatos, tem experiência na área de Biofísica Molecular, nomeadamente nas áreas de cristalografia de proteínas, modelagem molecular, bioinformática e outras técnicas biofísicas e bioquímicas de caracterização de estruturas proteicas.

Autor de um vasto trabalho de investigação em que se destacam os temas relacionados com as toxinas de venenos animais, proteínas de importação nuclear, proteínas de Reparo de ADN, entre outros, Marcos R. M. Fontes participou ativamente na resolução da primeira estrutura cristalográfica proteica elucidada no Brasil aquando do seu doutoramento (IFSC-USP). Responsável pela criação do terceiro laboratório no país a trabalhar com técnicas de cristalografia de proteínas (1995), publicou ao longo da sua carreira artigos de grande impacto científico na área de Biologia Molecular Estrutural, registando uma produção científica de cerca de 100 artigos indexados, os quais mereceram cerca de 2500 citações.

Paralelamente, coordenou e coordena, bem como participa como investigador principal em cerca de 20 projetos da FAPESP, CNPq e FINEP. Atua, igualmente, como revisor em cerca de 20 jornais científicos internacionais. Ministrou dezenas de seminários em congressos científicos no Brasil e fora do país. Foi ainda tesoureiro da Sociedade Brasileira de Toxinologia entre 2011 e 2013 e membro do Conselho Deliberativo, de 2014 a 2015.

Atualmente, é Professor Titular na Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Instituto de Biociências – Botucatu/SP, coordenador do curso de pós-graduação em Biologia Geral e Aplicada e responsável pelo Laboratórios de Biologia Molecular Estrutural.