tv_sabor_a_cinema_livroO Centro de Competências MIL (Media Innovation Labs) acolhe no dia 19 maio, quinta-feira, pelas 15h00, no Anfiteatro 1, a sessão de lançamento do livro ” Televisão Com Sabor a Cinema” de Carlos A. Henriques, com prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa.

A quase inexistência de literatura técnica no campo do Audiovisual, a atual revolução tecnológica dos suportes e plataformas do mesmo, assim como a paixão pela partilha de saber num meio que é tão familiar ao autor, levou a escrever algo que contemple os pressupostos enunciados.O título “Televisão Com Sabor a Cinema” fica a dever-se ao facto de a qualidade técnica das imagens e sons com a resolução full HD irem passar a curto prazo a um plano secundário quando se fala em UHD, que o mesmo é dizer, resoluções quatro vezes superiores à mesma quando se faz referência à UHD-1 (Ultra-High Definition- tipo 1), que o mesmo é dizer 4K, ou à UHD-2, que significa Ultra-High Definition tipo 2, a qual corresponde à resolução 8K, ou seja, 16xHD ou 80xSD (Standard Definition).

Esta nova era da Televisão, cujo impacto esperado será superior ao que se verificou com a introdução da cor, não é produto de uma imaginação prodigiosa de alguém que vive algures no Olimpo, mas já uma realidade em todo o mundo com múltiplos canais a trabalharem 24/7, cujo incremento se irá verificar com a realização, este ano, dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, cuja captação será feita em 4 e 8K e distribuída na resolução SDHD e 4K para todos os canais de Televisão, estando reservada a transmissão em 8K para o Japão.

Carlos Alberto Henriques formou-se em Engenharia Eletrotécnica, tendo-se posteriormente especializado em televisão na empresa britânica BBC (pós-graduação) e também na Universidade de Bristol, em Televisão Digital. Iniciou a atividade profissional na RTP (Radio Televisão Portuguesa) em 1963, sendo atualmente o CEO da empresa Colorize, Lda.

A cerimónia de lançamento é livre e aberta a toda a comunidade da U.Porto.