A Companhia Instável, em parceria com a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), organiza a iniciativa ‘Percursos pela arquitectura – relações entre o corpo e o espaço’ que inclui um projeto de criação coreográfica, performance/espectáculos.

Com o intuito de encontrar uma forma de diálogo com espaços urbanos em que a arquitetura, as histórias e os destinos por eles oferecidos são o ponto de partida para a criação, este projeto consiste na construção de pequenas peças coreográficas através da exploração de diversos locais e contextos não formais para a Dança.

Os participantes encontram aqui a possibilidade de criar uma pequena peça coreográfica a partir da contaminação com o espaço em que o corpo se insere, descobrindo e estabelecendo novas relações, consigo próprios e com o espaço habitado.

O público é conduzido por um trajeto que percorre todos os espaços inusitados eleitos pelos criadores para receber a sua criação.

Na sua 14ª edição, desde 1999, este projeto propõe o trabalho de colaboração e co-criação entre estudantes de coreografia (formação avançada desenvolvida pela Companhia Instável) e estudantes e e antigos estudantes da Universidade do Porto, nomeadamente da Faculdade de Arquitectura (FAUP).

São incentivadas a experimentação, a análise e a reflexão como princípios fundamentais da Dança Contemporânea e como pilares deste projeto, que conduzem os criadores à sua própria descoberta e à descoberta de espaços que surpreende e inova pela originalidade da criação que propõe.

Tendo como ponto de partida a prática artística, os criadores desenvolvem capacidades criativas e espírito de iniciativa, em regime de cooperação com o próximo.

As candidaturas para a edição 2016 do projeto ‘Percursos pela arquitectura – relações entre o corpo e o espaço’ estão abertas a toda a comunidade da Universidade do Porto até 30 de abril de 2016.

Os ensaios vão decorrer nos dias 15, 22, 23 a 27 de maio. Os espetáculos vão ser apresentados a 28 e 29 de maio, na FAUP.

Mais informações em www.companhiainstavel.pt