Estão abertas as inscrições para o VI Simpósio em Metabolismo – Biomarcadores na Síndrome Metabólica, organizado pelo Departamento de Bioquímica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). O evento decorrerá no dia 29 de outubro de 2014, no Auditório do Centro de Investigação Médica da FMUP.

Dirigido a docentes, investigadores e estudantes da área das Ciências da Saúde, este evento vai reunir um painel de oradores composto por diversos especialistas da Universidade do Porto e do Hospital de São João (HSJ), como Alejandro Santos, José Magalhães, António Ascensão, Miguel Bernardes, Delminda Magalhães, João Tiago Guimarães e Pedro von Hafe. Também Miguel Castel-Branco, da Universidade de Coimbra, vai marcar presença entre os palestrantes.

O programa integra ainda um debate que vai juntar Hercília Guimarães (FMUP/HSJ), Manuel Vaz Silva (FMUP) e Nuno Borges (FCNAUP) para discutirem se “Na prática clínica, vale a pena usar a definição de Síndrome Metabólica?”. A moderar a discussão estará Davide Carvalho (FMUP/HSJ).

O envio de abstracts deverá ser realizado até ao dia 8 de outubro de 2014 e as inscrições deverão ser efetuadas até ao dia 12 de outubro (estudantes: 5 euros; público em geral: 10 euros), através do e-mail [email protected]. Os resumos serão publicados no último número de 2014 da Revista Portuguesa de Diabetes. Serão atribuídos os prémios de Melhor Poster e Melhor Comunicação Oral.