Encontra-se aberto, até 2 de julho de 2013, o concurso para Projetos Exploratórios de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico em todos os Domínios Científicos da FCT.

O presente concurso destina-se a promover ideias inovadoras através do apoio a projetos exploratórios de investigação científica e desenvolvimento tecnológico. Estes projetos devem ter como objetivo atividades científicas ou tecnológicas originais e relevantes, com referência a padrões internacionais e que contribuam, de forma significativa, para a produção de novo conhecimento ou para o avanço do conhecimento existente.

Podem candidatar-se, individualmente ou em associação, equipas de investigação das seguintes entidades:
a) Instituições do Ensino Superior, seus Institutos e Centros de I&D;
b) Laboratórios Associados;
c) Laboratórios do Estado;
d) Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de Ciência e Tecnologia;
e) Empresas desde que inseridas em projetos liderados por Instituições de I&D públicas ou privadas sem fins lucrativos;
f) Outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam, ou participem em atividades de investigação científica.

A duração máxima dos projetos é de um ano prorrogável por seis meses e o limite máximo de financiamento por projeto é de 50.000 Euros.

As candidaturas devem ser apresentadas à Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), em língua inglesa nas suas componentes principais, em formulário próprio e submetidas eletronicamente através do sítio https://concursos.fct.mctes.pt/projectos/ até às 17 horas (hora de Lisboa) de 2 de julho de 2013.

Para mais informações consulte a página do concurso ou contacte a Unidade de Projetos da Universidade do Porto através do e-mail [email protected].