A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) acolhe de 1 a 20 de Julho de 2016, na Galeria de Exposições, a exposição itinerante “Teresa Beirão – Uma obra dedicada à arquitectura de terra”, concebida para divulgar pelo país, o trabalho da Arquitecta Teresa Beirão (1954- 2015). A Associação Centro da Terra pretende desta forma prestar homenagem a um dos seus mais importantes membros.

Teresa Beirão, com todo o seu trabalho e obra em prol da Arquitectura de terra em Portugal, foi uma das pioneiras na construção em terra, de uma forma contemporânea, e uma protagonista importante no ressurgimento, a partir de meados da década de 1990, da construção em terra crua em Portugal. Foi um membro impulsionador da Associação Centro da Terra, com a qual colaborava activamente e onde exerceu o cargo de presidente.

A exposição faz uma retrospectiva do seu trabalho, com obras construídas entre entre 1996 e 2010, inclui exemplos de habitações, edifícios públicos e intervenções em monumentos, como é, por exemplo, o caso do Castelo de Paderne.

Inaugurada na sede da Ordem dos Arquitectos, em Maio de 2015, a Exposição esteve já na Aldeia de Uva (Concelho de Vimioso), no III Encontro de Arquitectura Tradicional e Sustentabilidade, no Convento S. Domingos, em Montemor-o-Novo, e no Núcleo de Arquitectos da Região de Aveiro, em Aveiro.

O Arquitecto Miguel Mendes, colaborador de Teresa Beirão, encerra a 20 de Julho, às 18:00, a exposição com uma conversa em torno da obra da arquitecta (informação sujeita a confirmação).

Entrada livre. A exposição pode ser visitada entre 1 e 20 de Julho de 2016, na Galeria de Exposições da FAUP, de Segunda a Sexta-feira, entre as 9:00 e as 19:00.

Mais informações em www.fa.up.pt e www.centrodaterra.org.