Encontram-se abertas até 5 de março de 2018 as candidaturas de ingresso no curso “As Dimensões Cultural e Ética na Internacionalização das Empresas de Construção”, integrado na oferta de educação contínua da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Este curso encontra-se acreditado pela U.Porto, enquadrado num Protocolo de Cooperação celebrado entre a AICCOPN e a FEUP e no âmbito do projeto de internacionalização “GPC – Global Portuguese Construction” liderado pela AICCOPN.

Apresentação:
Hoje em dia, a globalização da economia, onde as fronteiras deixaram de ser obstáculos à movimentação de capital, recursos humanos, conhecimento, tecnologias, processos e materiais, implica a necessidade de conhecer e dominar ferramentas associadas as aspetos de cariz geral e menos técnicos relevantes na internacionalização.

A Indústria da Construção, maioritariamente constituída por PME, enfrenta o desafio da internacionalização, que as obriga a serem altamente competitivas, quer do ponto de vista tecnológico, quer de gestão operacional e estratégia. Algumas das necessidades surgem associadas à lacuna de conhecimentos de aspetos transversais, como os impactos culturais, a tomada de decisão não ética os métodos de negociação e a avaliação de desempenhos.

Objetivos:
O curso tem como principal objetivo a consciencialização dos formandos para a diversidade de situações decorrentes dos diferentes contextos sociais, culturais e económicos com que as empresas, no caminho da internacionalização, se deparam, em particular os seus efeitos nos processos de procura, proposta e negociação de contratos.

Pretende-se que os formandos obtenham conhecimento e competências no âmbito de:

• Mitigação dos impactos culturais;
  • Processos de tomadas de decisão não éticas;
  • Negociação em ambiente internacional (win-win);
  • Avaliação do desempenho.

Estas competências permitirão aos formandos identificar, formular e desenvolver soluções nas áreas acima referidas, associados aos atos de gestão praticados em ambientes internacionais.

Mais informações disponíveis aqui