Drawing and Photography International Contest (DPic)

Na imagem, ilustração de Ana Aragão e fotografia de Cláudio Reis, antigos estudantes da FAUP (c) DR

DPic: Arquitetura, Arte e Imagem – Utopia 500 é um concurso internacional de Desenho e Fotografia dirigido a estudantes de 1.º, 2.º e 3.º Ciclos ou a jovens investigadores pertencentes a qualquer instituição de ensino superior e / ou investigação na Europa e no Mundo. O tema nuclear do concurso é a ideia de Utopia. As candidaturas terminam a 31 de julho de 2016.

Poderão concorrer pessoas individuais, mas será encorajada a formação de equipas multidisciplinares, as quais poderão ser compostas por indivíduos com diferentes perfis académicos, sendo contudo obrigatório que pelo menos um dos elementos esteja ligado ao universo da Arquitetura, das Artes Plásticas e da Imagem, esteja inscrito no ensino superior ou faça parte de um centro de investigação. Nenhum dos elementos deverá ter mais de 35 anos.

O desafio consiste na apresentação de dois desenhos / fotografias representando, na 1.ª folha (formato A3), um espaço da cidade tal como se encontra  atualmente e, na 2.ª folha (formato A3), a visão utópica do que poderia lá ser construído, no futuro. É obrigatória a existência de pelo menos um dos dois modos de representação – Desenho e Fotografia -, não existindo nenhuma limitação relativamente às formas de manipulação e combinação destes dois modos, sendo permitida a colagem e a fotomontagem.

O concurso é organizado por UTOPIA500, em parceria com scopio Editions, Projecto AAI e o grupo de investigação Centro de Comunicação e Representação Espacial (CCRE) do Centro de Estudos em Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEAU-FAUP), sendo promotores o CETAPS, conjuntamente com a Associação Cultural Cityscopio, contando com o apoio institucional da FAUP e da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), da Escola Superior Artística do  Porto e de Óbidos – Vila Literária.

Mais informações, regulamento e ficha de inscrição em dpic.ccre-online.com