Dia Aberto CTM/INESC TEC 2018 | “Artificial Intelligence: Redefining Research on Communications and Multimedia”

No próximo dia 11 de maio, o Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC vai estar de portas abertas para promover e divulgar as atividades científicas das suas quatro áreas principais de investigação – Tecnologias Óticas e Eletrónicas, Redes Sem Fios, Tecnologias Multimédia e de Comunicações, e Processamento de Informação e Reconhecimento de Padrões – e para reforçar a ligação com a academia e com a indústria, procurando identificar potenciais sinergias e estabelecer futuras parcerias.

A edição deste ano do Open Day CTM, dedicada à temática da Inteligência Artificial (IA) no contexto das Telecomunicações e Multimédia, tem como orador principal Arlindo Oliveira, presidente do Instituto Superior Técnico (IST), especialista em IA e autor do livro “The Digital Mind: How Science is Redefining Humanity”. A apresentação servirá de mote para lançar o debate em torno dos principais desafios e oportunidades científicos que os sucessivos avanços da IA colocam no contexto das Telecomunicações e Multimédia. O painel de discussão, moderado pelo prestigiado jornalista Mário Augusto (RTP), conta ainda com a participação dos engenheiros Jorge Moreira (TEKEVER) e Pedro Ferreira (STRDEO) e dos docentes da U.Porto Hélder Oliveira (INESC TEC/FCUP) e João Canas Ferreira (FEUP/INESC TEC).

A sessão de demonstradores, uma mostra tecnológica dos resultados mais relevantes dos diversos projetos de investigação e parcerias do INESC TEC, colocará em exibição diversos protótipos de cada uma das áreas principais do CTM, nomeadamente com implicações nas áreas das Telecomunicações, Media Digitais, Saúde, Energia, Mar e Agroalimentar.

Com início agendado para as 14h00, no Grande Auditório da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), o evento tem entrada livre, mas sujeito a lotação limitada. Solicita-se por isso confirmação de participação em http://opendayctm.inesctec.pt/inscricoes

Mais informações em http://opendayctm.inesctec.pt.