A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) acolhe no próximo dia 28 de abril, o debate “Casas para Todos? As políticas habitacionais em Portugal: conquistas, lacunas e desafios”, no qual se vão discutir as políticas sociais de habitação, cruzando um olhar crítico sobre o panorama nacional, a prática profissional direcionada às necessidades das populações de menores rendimentos económicos e a reflexão sobre estas preocupações na academia.

Esta sessão contará com a presença de Paula Marques (Vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local da Câmara Municipal de Lisboa), Isabel Raposo (Professora Associada da FAUL e investigadora do Gestual-CIAUD-FAUL), Isabel Guerra (Professora Catedrática e Investigadora-Coordenadora do DINÂMIA’CET-IUL), Tiago Mota Saraiva (sócio-gerente do Ateliermob) e Rita Silva (Técnica de Desenvolvimento Comunitário, Colectivo Habita), moderados por Ana Silva Fernandes (investigadora do MDT-CEAU-FAUP).

Com entrada livre, o debate será seguido pela conferência de Sérgio Magalhães (Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil), ‘A moradia brasileira. Habitação e cidade democrática’ (apresentado por André Luiz Pinto, investigador do MDT-CEAU-FAUP) em torno dos principais desafios  para a redução da desigualdade intraurbana na perspetiva do trabalho do arquiteto no Brasil contemporâneo, com foco no Rio de Janeiro, produzindo assim um olhar cruzado através do Atlântico.

Este debate é organizado pelo grupo de investigação Morfologias e Dinâmicas do Território (MDT) do CEAU-FAUP e pelo Perfil C do Programa de Doutoramento em Arquitectura.

Mais informações (programa completo, oradores, etc) aqui.