Estão abertas até ao próximo dia 5 de março as inscrições para mias uma edição do “De Par em Par na U.Porto”, o programa de observação de pares multidisciplinares, que, de há uma década para cá, desafia os docentes da Universidade do Porto a disponibilizarem-se, voluntariamente, a observar uma aula numa outra unidade orgânica e a ter uma aula sua observada pelo colega dessa unidade. Tudo com o objetivo de melhorar da qualidade do ensino e da aprendizagem na Universidade.

Em curso na U.Porto desde 2009, este projeto pioneiro pretendeu romper com a tradição solitária de se exercer a docência no Ensino Superior e promover práticas colaborativas que constituíssem um modelo de formação pedagógica. O seu carácter inovador não reside na entrada de outros professores dentro da sala de aula, mas na abertura da mesma porta ao olhar de outros professores de outras áreas disciplinares, com outras culturas epistémicas. Contribui-se, por isso, para o estabelecimento de ligações entre professores de diferentes Unidades Orgânicas e para o reconhecimento necessário da alteridade que pode produzir colaborações futuras.

Ao longo dos últimos anos o De Par em Par (www.dpep.pt) tem-se afirmado como uma ação de formação e partilha pedagógica aceite pela comunidade académica da U.Porto, com resultados visíveis ao nível da consciência pedagógica e da unidade da Universidade.

Este ano, o De Par em Par desafiou os docentes da Escola Superior de Saúde (IPP) a participar nesta experiência de partilha pedagógica, o que permitirá enriquecer as observações com novas metodologias de ensino-aprendizagem e novas realidades estudantis.

O De Par em Par está organizado em três módulos – módulo 1: sessão de formação presencial (2h); módulo 2: observação de aulas (5h) e módulo 3: sessão de apresentação de resultados (2h).

A participação é voluntária e dirigida aos objetivos de desenvolvimento pedagógico dos participantes, sobretudo os docentes em início de carreira.

As inscrições para o segundo semestre estão abertas até ao dia 5 de março e a sessão de formação presencial está prevista para o dia 8 de março, às 15h00 na sala 477, 4º piso, da Reitoria da U.Porto.

Mais informaões através dos endereços de e-mail [email protected]( Gabinete de Inovação Pedagógica da U.Porto) e/ou  [email protected] .