A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) promove, de 1 junho a 20 julho, a primeira edição do curso “Nutrição Clínica para Médicos Hospitalares“.

A Nutrição humana no campo da medicina exige um conhecimento interdisciplinar para coadjuvar na prevenção e tratamento da doença envolvendo equipas multidisciplinares em saúde, com o objetivo final de evitar e/ou tratar a malnutrição hospitalar. Além disso, os recentes avanços na compreensão da fisiopatologia da desnutrição e das doenças crónicas e aguda dismetabólica mais prevalentes em meio hospitalar, exigem uma nova abordagem através da terapêutica nutricional/dietética como suporte metabólico.

À luz desta realidade, pretende-se com este curso:

– Proporcionar conhecimentos sobre metodologias de avaliação diretas e indiretas sobre o estado nutricional do doente;
– Aquisição de conhecimentos relacionados com a fisiopatologia das doenças mais prevalentes em meio hospitalar, a sua etiologia e o seu tratamento nutricional;
– Conceitos básicos dietéticos e suporte nutricional artificial em todos os seus aspetos: avaliação do estado nutricional, indicações gerais do suporte nutricional e guia prático para a prescrição e seguimento do suporte nutricional artificial tanto enteral como parenteral;
– Proporcionar a discussão de casos clínicos baseados em casos reais tratados em ambiente hospitalar.

Os estudantes têm a possibilidade de optar por dois regimes de frequência: o regime Presencial e o regime à Distância. Ambos os regimes possibilitam o acesso às aulas através da combinação de três vias (presença em sala de aula, videoconferência e aula gravada) variando entre si na percentagem de acesso atribuída a cada uma destas modalidades.

Destinatários: Licenciados ou detentores do Mestrado Integrado em Medicina

Horário: Sábados, das 9h00 às 13h00

Valor: 300 euros + 2 euros de seguro escolar

prazo de candidaturas termina a 2 de maio.

Mais informações aqui.