Dar a conhecer a história do instrumento médico, sensibilizar para a Museologia e estimular a reflexão sobre a Medicina são alguns dos objetivos do Curso de História do Instrumento Cirúrgico, que irá decorrer entre 19 e 22 de junho, no âmbito da “Escola de Verão”, organizada pelo MEDCIDS – Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

O curso destina-se a estudantes do Ensino Secundário, estudantes do Ensino Superior de Ciências da Saúde e outros estudantes do Ensino Superior com interesse nesta área, sendo ministrado por Amélia Ricon Ferraz, docente do MEDCIDS e diretora do Museu de História da Medicina Prof. Maximiano Lemos.

Durante quatro dias, os estudantes poderão conhecer o património documental, museológico e artístico da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, considerado “fonte de saber médico e histórico a nível nacional e internacional”, bem como familiarizar-se com a história, manufatura e catalogação do instrumento cirúrgico.

Pretende-se, com esta formação, despertar o interesse dos jovens por esta temática e dar suporte em investigações interdisciplinares, ao mesmo tempo que se promove a sensibilização e capacitação para a salvaguarda e aplicação pedagógica e científica deste património histórico.

As candidaturas decorrem até ao próximo dia 8 de maio de 2017, através do seguinte link: http://medcids.med.up.pt/index.php/historia-do-instrumento-cirurgico.